Sindicato patronal oferece 4,24% de aumento. Trabalhadores reivindicam 10%
redacao@serraempauta.com
30.06.2023 - 11h30min
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) anunciou nesta quinta-feira (29) que continua aberto à negociação coletiva de 2023. Desde a rejeição da proposta de reajuste de 4,24% definida durante assembleia do Sindicatos dos Metalúrgicos no último sábado (24), a entidade aguarda uma contraproposta que possa garantir um acordo viável para trabalhadores e empresas, dentro da realidade do cenário econômico e de negociação do Estado.
Segundo o Simecs, neste ano, pela primeira vez na história, a entidade patronal abriu as propostas com ganho real de 0,5% aos funcionários, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
O indicador, historicamente usado para a negociação coletiva dos metalúrgicos, fechou em 3,74% no período de maio de 2022 a maio de 2023. A oferta inicial de 4,24% coloca a sinalização feita aos metalúrgicos próxima aos valores fechados nas principais convenções coletivas da categoria em outras regiões de destaque para o setor no Estado e país.
"É importante apontarmos que a negociação por meio dos sindicatos é fundamental tanto para as empresas quanto para os funcionários, já que ela considera um desempenho financeiro médio das indústrias e preza também pelo bem-estar dos trabalhadores", afirma o presidente do Simecs, Ubiratã Rezler.
Desde 2013, o ganho real da categoria em Caxias e região foi de 8,21%, considerando-se o INPC do período. Outra medida tomada por empresas cujos lucros superam a média do setor é a distribuição de resultados por meio de programas próprios, com o objetivo de assegurar aos funcionários uma participação justa conforme o desempenho periódico e isolado de cada negócio.
Já o Sindicato dos Metalúrgicos reivindica aumento de 10%. Segundo a categoria, a inflação em Caxias do Sul, medida pelo IPC-IPES da UCS, foi de 5,97% em abril de 2023.
No manifesto distribuído para os trabalhadores, o Sindicato informa que a cesta básica do IPES subiu 14,72%, e se considerar apenas os produtos de alimentação o aumento é de 15,98%.
Os representantes do Sindicato estão cumprindo uma série de agendas de mobilização em frente aos portões das maiores indústrias de Caxias.
Segundo o presidente Assis Melo (PCdoB), em média, os trabalhadores metalúrgicos estão recebendo salário com o valor de 10 anos atrás. Ele reforça a necessidade de discutir o aumento do piso salarial que atualmente é de R$ 1.739.
"Ou nós reagimos e se unimos ou vamos ser um novo tipo de escravo" disse Assis ao defender a mobilização da categoria.
A categoria tem nova assembleia marcada para o dia 7 de julho, às 9h30min, em frente a sede do Sindicato.
Leia mais:
Fã da Barbie promove exposição com mais de 40 bonecas em shopping de Caxias
Anime Buzz ocorre neste final de semana em Caxias do Sul
Câmara de Vereadores entrega Prêmio Caxias do Sul para ARI Serra Gaúcha
Ecofar avalia abrir quinta célula no aterro sanitário de Farroupilha
Brinox faz nova edição de seu feirão em julho em Caxias do Sul
Tags:
Negociação Simecs aguarda contraproposta do Sindicato dos Metalúrgicos