Siga nossas redes sociais
Logotipo - Shopping Prataviera, em Caxias do Sul, comemora 30 anos neste sábado | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Shopping Prataviera, em Caxias do Sul, comemora 30 anos neste sábado | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Negócio

Shopping Prataviera, em Caxias do Sul, comemora 30 anos neste sábado

Centro comercial possui cinco andares abertos ao público, e recebe cerca de 10 mil pessoas por dia

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Daniel Hendler/Divulgação
Foto Principal - Notícia

João Prataviera Neto (e), gerente do Prataviera Shopping, e Octávio Dozza, diretor do empreendimento.

Conhecido como o primeiro shopping de Caxias do Sul, o Prataviera Shopping comemora 30 anos neste sábado (29). Para celebrar as três décadas, o empreendimento preparou diversas atrações a data do aniversário. Além da decoração do espaço, haverá apresentações musicais com artistas locais na praça de alimentação. Ricco Sirtoli e Richard Mross se apresentam das 11h30min às 13h30min, e Jean Macedo Duo, das 17h30min às 19h30min.

As lojas do centro comercial prepararam ações promocionais, e também haverá o lançamento da revista que registra um pouco da história da empresa. Para este ano está programado a entrega da revitalização da Praça de Alimentação, um presente do shopping para os clientes.

Atualmente, o empreendimento, com mais de 16 mil metros quadrados, possui cinco andares abertos ao público, divididos entre lojas, serviços e escritórios. A frequência diária de público é de aproximadamente 10 mil pessoas.

História

A marca que leva o sobrenome de um dos seus fundadores, surgiu na cidade muito antes de abrir como shopping. Nos anos 40, o espírito empreendedor fez com que os amigos João Prataviera, Francisco Alberti, Raymundo Alberti e José Mocelin abrissem uma casa de tecidos e aviamentos, na esquina da Avenida Júlio de Castilhos com a Rua Visconde de Pelotas. Com o sucesso do empreendimento e a ampliação dos negócios, em 1953, eles adquirem o terreno na Júlio de Castilhos, onde construíram o moderno edifício de nove pavimentos, local que se estabeleceu a Casa Prataviera. Com visão de negócio e comodidade aos seus clientes com o objetivo de prestarem serviços dentro da operação, os empreendedores implementaram a conveniência de um café e o "som ambiente" de uma vitrola no interior da loja.

Anos mais tarde, em 1970, já como a Casa Prataviera e com a criação de uma galeria que interligava duas importantes ruas do centro da cidade – a Júlio de Castilhos e a Sinimbu, deram seguimento ao projeto de expansão. No início dos anos 90, começaram os estudos para transformar a loja em shopping. Com mais de 100 mil clientes cadastrados, com um sistema de crédito próprio e uma equipe interna de quase 400 colaboradores, no final de 1992, a aguçada percepção mercadológica da direção da empresa estimulou o surgimento do novo negócio, o que hoje vem a ser o Prataviera Shopping.

Filho de João Prataviera e atualmente como presidente do Conselho Administrativo, Ruy Estevão Prataviera sempre esteve ligado ao empreendimento que iniciou com o pai e mais três sócios. Ele, inclusive, foi o responsável pelo discurso de inauguração do shopping no dia 29 de julho de 1993.

"Como era o primeiro shopping e tinha a segunda escada rolante da cidade, foi uma inovação e as pessoas estavam curiosas para ver. Era impressionante o movimento, ainda mais nos primeiros dias. Vale destacar que nós fizemos toda a modificação sem fechar a loja. Só fechamos um dia antes da inauguração para os ajustes finais", recorda.

Aos 87 anos e com uma memória invejável, Ruy afirma com muito orgulho que atualmente seu filho, João Prataviera Neto, está à frente do empreendimento como gerente geral.

"É até difícil de expressar tamanha satisfação que tenho ao ver que o alicerce foi muito bem feito. A empresa sempre foi baseada a muito cuidado, respeito e, acima de tudo, a muito controle. Esse princípio vem desde a base e está se mantendo, o que é fundamental para a sobrevivência e o futuro da empresa. De uma forma ou outra, o Prataviera criou um nome na comunidade. Eu me lembro de um período que existia em Caxias dois pontos de encontros: a Estação Rodoviária e o 'se encontramos lá no Prataviera!'. Não é uma vaidade, é uma realidade", pontua Ruy, emocionado.

Leia mais:
Sesc realiza temporada de tributos em Caxias do Sul
Vereadores de Caxias do Sul conhecem minutas de ocupação da Maesa
Caxias do Sul abre consulta para concessão das placas de ruas
Câmara de Caxias do Sul protocola aumento do auxílio a estagiários
Feira de antiguidades ocorre no início de agosto em Caxias do Sul

Tags:

Negócio Shopping Prataviera Caxias do Sul comemora 30 anos