Assembleia rejeitou proposta da Prefeitura de 1%. Categoria pede 5,5% de reajuste e mudança na Lei 409
redacao@serraempauta.com.br
24.04.2025 - 07h47min
Pelo menos 500 servidores públicos municipais de Caxias do Sul decidiram iniciar uma operação padrão em suas atividades como medida para pressionar o governo do prefeito Adiló Didomenico (PSDB) para conceder itens da campanha salarial. A decisão ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (23), no Largo da Prefeitura. O atendimento básico será realizado até o dia 16 de maio, quando a categoria marcou um dia de paralisação das atividades do Município.
No ato público, os servidores rejeitaram a proposta da administração municipal entregue pouco mais de uma hora antes da assembleia. No documento, a Prefeitura propôs a antecipação de 1% na folha de pagamento de junho de 2025, porém o percentual seria descontado no futuro repasse previsto para 2026, e o aumento do vale-refeição para R$ 854,57 (valor líquido).
A categoria reivindica 5,5% de aumento de salário e o encaminhamento do projeto à Câmara de Vereadores e a aprovação de uma nova lei municipal que acabe com as distorções salariais criadas pela Lei 409.
A presidente do Sindicato, Silvana Piroli, explica que até o dia 16 de maio os trabalhadores do Município deverão atuar apenas nas atividades em que o regime dos servidores determina para cada área.
"A gente vem apresentando nossas propostas e sabemos que tem dinheiro. Não existe impossibilidade de pagar esse reajuste e sim falta de priorização com o trabalho que a gente faz. Existe um descaso completo. Um descaso em não ter os profissionais, um descaso em relação às condições de trabalho, um descaso em relação aos salários. A categoria está farta e não aguenta mais", criticou.
A Prefeitura diz que os trabalhos para viabilizar as mudanças na Lei 409 seguem em andamento.
Leia mais:
Comitiva de Bento convida autoridades em Brasília para ExpoBento e Fenavinho
Comércio de Caxias apresenta candidata para o concurso da Festa da Uva
Câmara de Caxias convida autoridades em Brasília para congresso
Unimed estreia websérie A Serra é nosso lugar neste sábado
Festival do Leitor Quindim inicia nesta quarta-feira, em Caxias do Sul
Tags:
Geral funcionalismo Sindiserv Caxias do Sul aprova operação padrão paralisação