Siga nossas redes sociais
Logotipo - Senado derruba veto a reajustes a policiais, médicos e professores na pandemia | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Senado derruba veto a reajustes a policiais, médicos e professores na pandemia | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Brasil

Senado derruba veto a reajustes a policiais, médicos e professores na pandemia

Decisão aconteceu na sessão do Congresso nesta quarta-feira (19)

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Foto Principal - Notícia

Em sessão do Congresso Nacional nesta quarta-feira (19), os senadores derrubaram o veto presidencial que impedia reajustes salariais e contagem de tempo de serviço para profissionais de segurança pública, saúde, e educação durante a pandemia do coronavírus.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) representou “um péssimo sinal” e que os senadores cometeram “um crime contra o país”.

Esses profissionais estão entre as exceções à proibição de reajustes e contagem de tempo no serviço público, que foi estabelecida pela Lei Complementar 173, de 2020 como contrapartida ao auxílio federal de R$ 125 bilhões para estados e municípios durante a crise sanitária. Também são beneficiados os militares, os trabalhadores de limpeza urbana, os agentes penitenciários, os assistentes sociais e os trabalhadores de serviços funerários.

Apenas os trabalhadores dessas categorias que atuem diretamente no combate à pandemia estão livres da restrição. Os demais servidores públicos federais, estaduais e municipais continuam enquadrados na proibição, que vai até o fim de 2021.

A contagem do tempo de serviço serve para progressão de carreira, concessão de aposentadoria e acúmulo de licenças e gratificações.

Com a derrubada do veto, os estados e municípios também poderão usar o dinheiro recebido do auxílio federal para concederem os reajustes salariais.

O veto ainda será analisado pela Câmara dos Deputados. (Agência Senado)

Foto: Alan Santos/PR/Divulgação.

Tags: