Adiló Didomenico e Pepe Vargas terminaram agendas de segunda-feira com evento realizado pela Câmara de Vereadores
andre.tajes@serraempauta.com
24.11.2020 - 01h12min
Os candidatos a prefeito de Caxias do Sul Adiló Didomenico (PSDB) e Pepe Vargas (PT) realizaram na noite desta segunda-feira (23), o primeiro dos três debates agendados para a última semana da campanha eleitoral. O evento foi promovido pela Câmara de Vereadores.
Os concorrentes diminuíram o tom das provocações trocadas no debate da Rádio Caxias, no último sábado (21), quando o tucano chamou o adversário de “Pepe de Lula Vargas”, nome simbólico adotado em apoio ao ex-presidente da República. Para contrapor as alfinetadas, o petista começou a chamar o tucano de “Adiló Aécio Didomenico”, em referência ao ex-senador Aécio Neves.
Pepe voltou a criticar medidas adotadas pelo prefeito Flávio Cassina (PTB) como a falta de testagem em massa para o coronavírus. Já Adiló apontou sua artilharia contra ações tomadas pelo ex-prefeito Daniel Guerra (Republicanos), como, por exemplo, o fim da parceria do policiamento comunitário.
Após as apresentações, os candidatos apresentaram propostas sobre sete temas definidos pela organização: educação; finanças públicas; segurança; infraestrutura e obras, cultura e turismo, desenvolvimento econômico, trabalho e tecnologia; e saúde (confira abaixo).
Na sequência, os candidatos responderam a questionamentos de cinco moradores sobre os temas: Perguntas: proposta de incentivo à produção orgânica, regularização fundiária, enfrentamento a pandemia do coronavírus, infraestrutura e políticas para a juventude.
O segundo bloco iniciou com o enfrentamento entre os candidatos com tema livre. Pepe questionou Adiló sobre como avalia a saúde da cidade. O tucano afirmou que a área está na UTI. Na réplica, o petista afirmou que nem mesmo no período de pandemia a saúde foi priorizada. O tucano reconheceu que a saúde "vai mal” e garantiu que pretende trabalhar a gestão e que contará com os profissionais para ajudar a resolver os problemas da área.
Na segunda pergunta de tema livre, Adiló perguntou a Pepe qual o plano para a Surdolimpíadas. O petista disse que assumiu o compromisso de a prefeitura ser “uma grande parceira” para a realização do evento e pretende deixar como legado a ampliação da comunicação por meio de libras. Já o tucano informou que trabalhou com a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara para o Executivo programar mais de R$ 4 milhões para o evento. Na tréplica, o petista disse que seu governo vai criar uma Central de Libras.
Pepe questionou Adiló sobre qual a proposta para a Maesa. O tucano afirmou que pretende realizar uma parceria público-privada para instalar o mercado público, uma praça de alimentação e secretarias, e com a economia dos aluguéis pagos os recuros seriam investidos na recuperação do prédio histórico. Pepe garantiu espaço para a área da cultura, a construção de um museu do trabalho e da indústria e por meio de concessão para a iniciativa privada pretende tornar o local “um centro de comércio, lazer e serviços”. Ainda apresentou a intenção da instalação de um parque tecnológico para o desenvolvimento de startups. Adiló reforçou que pretende colocar em prática o projeto de ocupação existente.
No quarto tema livre com enfrentamento entre os candidatos, Adiló perguntou qual é a proposta de Pepe para a iluminação pública da cidade. O petista afirmou que é preciso modernizar a iluminação pública da cidade com a instalação de lâmpadas de led, viabilizadas com projetos por meio de parceria público-privada. Na réplica, o tucano reforçou o entendimento de implantação de lâmpadas de led por meio de um financiamento que utiliza o fundo da taxa de iluminação pública. Pepe aproveitou a tréplica para criticar a falta de modernização dos sistemas de trabalho do Executivo.
Sete temas
Educação
Pepe: Temos que priorizar a oferta de vagas da educação infantil por meio de convênios e de compra de vagas. Precisamos recuperar as estruturas físicas das escolas. Vamos retomar a proposta de autonomia financeira das escolas. Retornar o programa de capacitação permanente de professores.
Adiló: Vamos comprar de vagas e na sequência ampliando e reformando nossas escolas. Temos uma proposta ousada que é a creche noturna que é uma necessidade dos bairros. Precisamos recuperar as estruturas físicas das escolas.
Finanças públicas
Adiló: Se não tomarmos uma providência à prefeitura terá dificuldade para pagar os salários de ativos e inativos.
Pepe: Vamos ter um rigoroso programa de atração de empresas. Vamos diminuir o número de cargos de confiança. Temos programa para diminuir despesa com energia elétrica.
Segurança
Pepe: Vamos fortalecer a Guarda Municipal e adequar a lei federal. Vamos ampliar o efetivo da guarda. Queremos retomar o policiamento comunitário e ampliar o videomonitoramento.
Adiló: Vamos implantar o videomonitoramento e cercamento eletrônico para a área urbana e rural. Vamos retoma a policiamento comunitário que foi abandonado pelo Governo Guerra. Vamos resolver a situação da equiparação salarial da Guarda Municipal ao longo dos quatro anos.
Infraestrutura e obras
Adiló: Passaremos toda a manutenção da cidade para a Codeca. Vamos melhorar a fiscalização das obras e renovar todo o parque de máquinas.
Pepe: A manutenção da cidade está sendo muito mal feita. Lamento que as últimas administrações deixaram sucatear o parque de máquinas da prefeitura. Vamos retomar o Orçamento Participativo.
Cultura e turismo
Pepe: Vamos descentralizar as atividades culturais para os bairros e a periferia da cidade. No turismo vamos estimular a criação de agências receptivas.
Adiló: Vamos aportar recursos no Financiarte. Durante a Festa da Uva vamos investir nos grupos da nossa região e os grandes shows poderão ser feitos pela iniciativa privada. Através de PPP vamos recuperar o Parque da Festa da Uva tornando um indutor do turismo da região.
Desenvolvimento econômico, trabalho e tecnologia
Adiló: Temos o Simplifica Caxias para a liberação de alvarás e licença com rapidez. Vamos criar incentivo para as empresas que querem ampliar sua planta e que querem vir para Caxias.
Pepe: Geração de trabalho e renda é uma das prioridades do nosso governo. Vamos buscar parceria para desenvolver parques tecnológicos. Vamos fazer capacitação para o trabalho e fomentar o programa primeiro emprego para os jovens e criaremos o escritório do empreendedor para simplificar a instalação de empreendimentos.
Saúde
Pepe: Vamos ampliar as equipes de saúde da família e em algumas regiões da cidade vamos construir novas unidades básicas de saúde. Vamos acabar com as filas nas UBSs através de marcação de consulta por telefone ou on-line.
Adiló: Vamos construir a UBS de Ana Rech e ampliar o horário das demais que tenham demanda.
Tags:
Eleições 2020 debate candidatos prefeito Adiló Didomenico Pepe Vargas Caxias do Sul