Siga nossas redes sociais
Logotipo - Seis personalidades de Caxias são agraciadas com o Troféu Mulher Cidadã 2022 | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Seis personalidades de Caxias são agraciadas com o Troféu Mulher Cidadã 2022 | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Legislativo

Seis personalidades de Caxias são agraciadas com o Troféu Mulher Cidadã 2022

Homenagem do Legislativo caxiense enfatiza o protagonismo feminino local

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Gabriel Lain/Câmara Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Seis personalidades foram agraciadas com o Troféu Mulher Cidadã 2022, pela Câmara de Caxias do Sul. O ato aconteceu em sessão solene, realizada nesta segunda-feira (30), no plenário da Casa. A honraria, alusiva ao Dia da Mulher Caxiense, comemorado em 11 de maio, busca reconhecer o protagonismo feminino local.

A cada dois anos, a partir de sugestões de entidades e da comunidade, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) indica para a Mesa Diretora da Câmara as futuras agraciadas. Em seguida, um requerimento é submetido para apreciação e votação dos vereadores, em plenário. Os indicados devem desenvolver atividades relacionadas à promoção e à valorização da mulher. A honraria existe desde 2004 e é entregue desde 2005, por meio de decreto legislativo, a partir das iniciativas das ex-vereadoras Ana Corso e Geni Peteffi (in memorian).

A presidente do Legislativo, vereadora Denise Pessôa (PT), conduziu os trabalhos. Procuradora especial da Mulher na Câmara, a vereadora Rose Frigeri (PT), fez o pronunciamento em nome da Casa. Para ela, falar da participação das mulheres revela um duplo sentimento: alegria pelas conquistas alcançadas e a certeza de que ainda existe um longo caminho a ser percorrido, na busca pelos direitos fundamentais femininos e da sociedade.

Rose lamentou o fato de que mulheres ainda são agredidas e desrespeitadas. Fez coro pela reversão do atual modelo econômico, o qual, para a vereadora, estimula muitas discriminações, a partir da concentração de renda e do desequilíbrio nas relações de poder, entre homens e mulheres.

Depois de receberem os respectivos troféus, cada uma das agraciadas fez breves manifestações a partir da tribuna.

As indicações para o troféu vieram do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim). Ao término da solenidade, fez uso da palavra a presidente do órgão, Joceli Queiroz. Na ótica dela, é gratificante contar com mulheres, como as homenageadas de hoje, na luta por um mundo mais justo e humano.

O que disseram as homenageadas

Catiéle de Carvalho Pereira (Defesa dos Direitos e Combate à Violência contra a Mulher) destacou ser um presente poder ajudar outras mulheres, fragilizadas emocionalmente, por meio da Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar.

Primeira transexual a receber o prêmio, Cleo Araujo (Promoção de Participação Política), também ex-vereadora da Casa, pediu um minuto de silêncio em solidariedade às vítimas de violência.

Em seguida, manifestou-se Andrea Walbrink, que representou a homenageada Cloraci Rodrigues de Macedo (Profissionalização e Emprego), ambas da Saboaria Popular Las Margaritas. Para Andrea, o empreendimento se volta a um projeto de sociedade que se transforma pela economia solidária.

Fátima Valniglei da Silva Ramos (Saúde) dedicou o troféu às próprias colegas de trabalho, da UBS do Bairro Cruzeiro.

Para Marta Lopes (Atividade Comunitária), o importante é se empenhar pela alegria da comunidade. Enalteceu a contribuição da sua família.

Segundo Sonia Beatriz Sbersi da Silva (Educação), é uma honra ser reconhecida, ao mesmo tempo em que declarou estar agradecida, diante da luta travada.

Conheça as agraciadas

:: Catiéle de Carvalho Pereira - Defesa dos Direitos e Combate à Violência contra a Mulher
Policial desde 2009, Catiéle atua no 12º Batalhão de Polícia Militar de Caxias do Sul. Também já fez parte do Policiamento Comunitário e foi instrutora do Programa Educacional de Resistência as Drogas e Violência (Proerd). Desde 2017, integra a Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar, sendo uma referência no Estado do Rio Grande do Sul e em Caxias.

:: Sonia Beatriz Sbersi da Silva - Educação
A professora tem 57 anos e, durante duas décadas e meia, fez parte da rede municipal de ensino como educadora em classe multisseriada. Além do magistério, cursado no Colégio São Carlos, é filósofa formada pela Universidade de Caxias do Sul. Moradora da Terceira Légua, foi professora na escola rural Dr. Getúlio Vargas, e diretora da Escola Estadual Ismael Chaves, de Galopólis, de 2000 a 2015. Desde 2016, exerce o cargo de coordenadora administrativa da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA).

:: Cleo Araujo  - Promoção de Participação Política
Presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos, Cleo também está à frente da Organização Não Governamental (ONG) Construindo Igualdade. É conselheira estadual de Direitos LGBT+ e idealizadora da Casa de Acolhimento LGBT+ número 1 da região Sul. É ex-conselheira municipal de Saúde e coordenadora Regional Sul da Rede Nacional de Travesti e Transexuais (Antra). Além disso, é presidente da Rede Nacional de Pessoas Trans na Luta pelo Sistema Único de Saúde, o RNTTHP. Também é vereadora suplente.

:: Cloraci Rodrigues de Macedo - Profissionalização e Emprego
Representando a Saboaria Popular Las Margaritas, Cloraci foi uma das fundadoras do coletivo. O empreendimento iniciou em 2020, a partir do encontro entre mulheres que integram o Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direito. Elas atuam nas periferias, estudam e agem na realidade em que vivem em busca de uma transformação social que traga direitos e autonomia para todo o povo brasileiro. Fazem parte do grupo mulheres que compõem a Cáritas Diocesana de Caxias do Sul.

:: Fátima Valniglei da Silva Ramos - Saúde
Natural de Rosário do Sul, trabalha como agente comunitária de saúde, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Cruzeiro. Foi coordenadora de um grupo de mulheres que produziam roupas para bebês do Hospital Geral e auxilia em um projeto de horta comunitária em parceria com a Escola Província de Mendonza.

Marta Lopes - Atividade Comunitária
Bastante conhecida na região do bairro Esplanada, Marta, atualmente, preside a Associação de Moradores do Bairro (Amob) Esplanada. Tem lutado bastante pela saúde pública. Em 2017, ocupou a tribuna da Câmara em defesa da permanência de um profissional na Unidade Básica do Bairro (UBS). É professora aposentada.

Leia também:
Com receita de IPTU, Prefeitura de Caxias tem superávit de R$ 157,2 milhões no quadrimestre do ano
Motoristas apresentam pauta de reivindicações do transporte escolar de Caxias
Estudantes de Caxias e Farroupilha vivenciam a experiência de criar uma empresa
Agroindústria de Caxias vence concurso estadual de queijos artesanais
Ação inédita no Jardim Botânico marca retomada da Semana do Meio Ambiente em Caxias do Sul

Tags:

Legislativo Câmara de Caxias Troféu Mulher Cidadã Caxias do Sul