Em palestra na CIC, Ronaldo Santini destacou potencial de crescimento com ampliação da conexão com destinos da Serra e Litoral
redacao@serraempauta.com
16.09.2024 - 19h39min
A integração de Caxias do Sul com outros destinos da Serra Gaúcha e do Litoral Norte foi o tema central da palestra do secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, durante a reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) nesta segunda-feira (16).
Santini destacou o potencial de crescimento do turismo local ao apostar na valorização e criação de roteiros integrados, envolvendo as regiões da Uva e Vinho, Hortênsias e Campos de Cima da Serra e ampliando a conexão com o Litoral.
"Para isso, precisamos melhorar o acesso, sobretudo entre Gramado e Caxias, e investir na ampliação da infraestrutura aeroportuária", afirmou.
A palestra de Santini abriu a programação da Semana Municipal do Turismo, que contará com uma série de atividades voltadas para debater as perspectivas e desafios do setor em Caxias do Sul.
Segundo ele, Caxias já se destaca no turismo regional, tendo recebido mais de 1,4 milhão de turistas únicos em 2022. O secretário enfatizou que, embora cidades como Gramado e Bento Gonçalves tenham forte apelo no turismo de lazer, Caxias tem a oportunidade de expandir sua participação ao investir em áreas como o turismo de negócios, o religioso, o rural e cultural ítalo-gaúcho, além de valorizar a enogastronomia local.
O desempenho do turismo aéreo também foi mencionado pelo secretário. De janeiro a julho de 2024, Caxias recebeu mais de 97 mil passageiros por via aérea, um crescimento de 13% em relação ao mesmo período de 2023.
"Isso nos mostra o potencial para expandir ainda mais as rotas e melhorar a conectividade aérea do Município. Caxias tem fluxo de turistas, o desafio é fazer com que este turista permaneça e visite a cidade como destino de férias", afirmou Santini.
O titular da Secretaria do Turismo observou também que a valorização dos produtos locais e a promoção de Caxias como um polo de turismo industrial e de saúde e estética são vantagens competitivas que podem garantir um crescimento do setor.
Para o secretário, Caxias tem uma oportunidade única de se destacar no turismo regional, e essa integração com outros destinos, aliada à diversificação e qualificação de suas ofertas turísticas, pode fortalecer ainda mais a cidade no cenário estadual e nacional.
"Acreditamos que bons lugares para visitar são, antes de tudo, bons lugares para viver", concluiu.
Em seu pronunciamento de abertura, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, voltou a enfatizar o papel fundamental do Aeroporto Hugo Cantergiani durante as enchentes e neste momento de retomada do Estado.
"O aeroporto comprovou que não é um equipamento apenas para Caxias e para a Serra, mas para todo Estado, desempenhando um verdadeiro papel humanitário. Uma vez que emprego, renda e oportunidade têm na vida das pessoas um papel humanitário, pois é sua própria sobrevivência que está em jogo, a falta de um aeroporto mais uma vez causou prejuízos milionários à economia gaúcha como um todo e ao trade turístico em particular", discursou.
Leia mais:
Liberada passagem em ponte provisória no interior de Vila Cristina, em Caxias
Instaladas seis estações meteorológicas nos pórticos de pedágio no Caí e Serra
Catedral Diocesana de Caxias do Sul inicia inscrições para a Catequese 2025
Escritor e jornalista lança sua quarta obra na Feira do Livro de Caxias do Sul
Complexo enoturístico completa primeiro ano em Farroupilha
Tags:
Geral impulsionamento Ronaldo Santini aposta integração regional turismo Serra Litoral. CIC Caxias do Sul