Live nesta terça-feira reunirá empresários para apresentar as etapas do estudo
redacao@serraempauta.com
05.04.2021 - 15h14min
A Prefeitura de Caxias do Sul apresentou na manhã desta segunda-feira (5), a metodologia do Plano Municipal do Turismo, durante uma coletiva de imprensa. Realizado pelo Sebrae, o Radar Turístico dará início a todo o processo, fazendo um diagnóstico preciso do turismo do município, apontando suas potencialidades e fragilidades. A elaboração do Plano Municipal de Turismo é uma das proposições do plano de governo do prefeito Adiló Didomenico (PSDB), que parabenizou a equipe da Secretaria do Turismo pela ousadia de começar o planejamento em um momento de pandemia.
"Não vamos medir esforços para colocar Caxias de volta no cenário do turismo", disse o chefe do Executivo municipal.
A metodologia do Radar Turístico tem o objetivo de avaliar o turismo a partir oito dimensões divididas em dois pilares. Na área de infraestrutura, os especialistas coletarão dados sobre acessos, apoio ao turista, hospedagem e gastronomia. Já em relação aos atrativos, a oferta do município será analisada sob os aspectos histórico-cultural, naturais, econômico e eventos. Nas visitas, os pesquisadores farão perguntas, por exemplo, a respeito dos produtos turísticos oferecidos pelos estabelecimentos e o público-alvo.
"Temos um trade muito vasto, com vinícolas, cervejarias, restaurantes, vida noturna, hotéis, museus. Por isso, é uma construção coletiva. O Plano Municipal de Turismo é um documento importante que credenciará o município a buscar recursos federais, junto ao Ministério do Turismo, para melhorias e capacitação do trade. Ele também é extremamente importante para fornecer informações aos investidores que queiram investir na cidade", afirma o secretário do Turismo, Enio Martins.
Com entrevistas a distância e presenciais, o estudo resultará em dados que vão orientar as ações do turismo em Caxias nos próximos anos. Além de empreendimentos, haverá ainda conversas com entidades representativas do setor.
"Com esse diagnóstico, será possível identificar oportunidades e ameaças e estabelecer um posicionamento de mercado e um plano de ação", explica o gestor de projetos de Turismo do Sebrae na Serra Gaúcha, Emerson Monteiro, acrescentando que o Radar Turístico já foi executado com sucesso em municípios como São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Pelotas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
Na etapa seguinte, a turismóloga e consultora em Turismo Ivane Fávero conduzirá oficinas com os diferentes segmentos que compõem a cadeia do turismo na cidade. A partir dos grupos, será redigido o Plano Municipal de Turismo, que, após concluído, será encaminhado para aprovação pela Câmara de Vereadores.
"O desenvolvimento econômico e social promovido pelo turismo é muito saudável para as comunidades. Somando o enorme potencial turístico de Caxias com a construção de um plano que oriente um posicionamento e governança do segmento, geraremos melhores condições para os empresários atuais e aos que ainda vierem a investir no município", salienta o gerente de Relacionamento da Sicredi Pioneira RS, Daniel Hillebrand.
O investimento para a realização do Radar Turístico é de aproximadamente R$ 40 mil, e será custeado pelo Sebrae e pela Sicredi Pioneira RS, também apoiadora da ação.
Live com o trade
Uma live na página da Secretaria Municipal de Turismo de Caxias do Sul no Facebook (www.facebook.com/TurismoCaxiasDoSul) reunirá empreendedores da cadeia produtiva do turismo, na manhã desta terça (6), para apresentar as etapas da elaboração do Plano Municipal de Turismo que serão executadas nos próximos meses.
Leia também:
Caxias do Sul inicia vacinação de forças de segurança e salvamento
Inscrições abertas para o Brique de Caxias do Sul
Morre o ex-prefeito de Bom Jesus em consequência da covid-19
STJ rejeita pedido de Caxias do Sul para manter contratação sem licitação de escritório de advocacia
Tags:
Geral Plano Municipal do Turismo Prefeitura de Caxias do Sul Radar Turístico