Encontro acontecerá na segunda-feira, na Escola Basílio Tcacenco
redacao@serraempauta.com
01.10.2021 - 15h04min
A equipe da Secretaria do Urbanismo estará na próxima segunda-feira (4), no Loteamento Marumbi, para explicar aos moradores os encaminhamentos que serão dados em relação ao processo de regularização fundiária da área que reúne 40 lotes. O local será o terceiro beneficiado pelo programa "Esse terreno é meu". O encontro está marcado para a Escola Basílio Tcacenco, na Rua Flávio Chaves, número 203, no Bairro Esplanada.
Conforme o secretário João Uez (PSDB), após essa primeira visita, será agendado o recadastramento das famílias, etapa que dará início ao processo legal para obtenção das escrituras.
"O corpo técnico da pasta fará a explanação sobre a documentação e as etapas necessárias para regularizar cada terreno. É o primeiro contato com a comunidade visando esclarecer as dúvidas e orientar quanto aos trâmites legais".
Histórico
Em 1999, em torno de 70 famílias ocuparam irregularmente o antigo prédio da empresa de bebidas Marumbi, organizadas pelo Movimento Nacional de Luta pela Moradia. O local, que pertencia ao Governo Federal, estava abandonado.
Em 11 de abril de 2000, com execução da reintegração de posse das famílias, o prédio foi desocupado. Três meses depois, por meio de lei, a Câmara de Vereadores autorizou o Município a indenizar e adquirir um lote para o assentamento das famílias que estavam ocupando o prédio da antiga empresa Marumbi.
A ocupação da área foi planejada pela Secretaria da Habitação e teve projeto assinado em 2002, mas a regularização nunca foi concluída. A área foi gravada como Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) no Plano Diretor de 2007.
Em 2018, por intermédio do Ministério Público Estadual, o local foi contemplado com a elaboração do levantamento planialtimétrico cadastral. O compromisso foi firmado pela Ambiterra Incorporadora e Construtora, que terá prazo de 45 dias para apresentar os dados.
Leia mais:
Prefeitura de Caxias projeta superávit de 80 milhões em 2021
Sindilojas e CIC Caxias entregam reivindicações ao ministro do Trabalho
PV indica Antíoco Sartor para a presidência da sigla de Caxias
Liga, novo aplicativo de transporte, começa a operar nesta sexta-feira em Caxias do Sul
Prefeito de Flores assina lei para auxiliar mulheres vítimas de violência
Tags:
Executivo Prefeitura de Caxias do Sul regularização fundiária Loteamento Marumbi Caxias do Sul