Na inauguração também foi sancionada a lei do fundo municipal para o setor
redacao@serraempauta.com
21.12.2023 - 11h21min
A Secretaria do Turismo de Caxias do Sul já está funcionando em novo local. Nesta quinta-feira (20) ocorreu a inauguração da sede, uma edificação que fica atrás da Réplica de Caxias do Sul nos Pavilhões da Festa da Uva. O local abrigou anteriormente a Cidade de Rolhas e estava desocupado há algum tempo.
No novo espaço há duas grandes salas, recepção e banheiros, além de uma varanda. Anteriormente, a Secretaria funcionava bem próximo, na casa 6 da Réplica, mas a área física e a estrutura já não atendiam mais as necessidades de operação.
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) relembrou que o turismo é uma das prioridades do plano de governo o que está sendo feito de diversas forma, mas não é um processo simples.
"Fomentar o turismo não é virar uma chave, é criar uma cultura. Estamos agindo em várias frentes. A vice-prefeita Paula Ioris viajou toda a região visitando os prefeitos e fortalecendo o relacionamento. A redução de imposto (ISS) para o setor de hospedagem e entretenimento, lei que foi sancionada nos últimos dias, vai estimular muito o setor. O Município está fazendo tudo que está ao alcance para auxiliar e incentivar".
O secretário de Turismo, Ricardo Daneluz, agradeceu aos envolvidos no processo de mudança da Secretaria, em especial a empresa Festa da Uva SA e as secretarias de Esporte e Lazer e Meio Ambiente. Em sua fala, ele também fez uma pequena retrospectiva das atividades e conquistas do turismo neste ano.
"Apenas para citar alguns fatos e eventos, a nossa entrada na Atuaserra, o lançamento do CredTurismo, a campanha Conheça Caxias, a participação da Secretaria e do Município nas principais feiras de turismo do país, a volta do roteiro do padre João Schiavo, a realização do segundo Concerto de Moda e da Feira do Vinho. Também tivemos o lançamento dos produtos com a marca Curta Caxias", pontuou.
O presidente da Festa da Uva SA e do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), Idair Moschen, destacou a persistência do Município em concretizar os projetos.
"Em nome da Festa e do Conselho, quero dizer que tenhamos a capacidade de ouvir para coisas boas, e sejamos surdos para o que não nos coloca para frente e nem contribui".
Fundo Municipal do Turismo
No mesmo ato, Adiló sancionou a lei que institui o Fundo Municipal de Turismo (Fumtur). O Fundo tem por objetivo captar recursos público ou privados e destiná-los ao fomento e estímulo das atividades turísticas do Município, proporcionando suporte financeira a projetos que atendam às diretrizes do Plano Municipal de Turismo. Isso inclui capacitações, produção de material gráfico, realização de eventos, implantação de infraestrutura turística, etc.
Reinauguração CIT Receptivo Caxias
Também foi reinaugurado o Centro de Informações Turísticas (CIT) Receptivo Caxias, localizado na entrada do Parque. Segundo Daneluz, a partir da Festa da Uva, que inicia em 15 de fevereiro de 2024, haverá uma pessoa de referência no local para dar atenção a questões de logística e acesso dentro do Parque e deverá permanecer depois da Festa. Além disso, o CIT passa a ter uma área compartilhada para que guias e agências de turismo locais possam atender o público e fazer reuniões.
Leia mais:
Samae lança calendário com ilustrações de alunos de Caxias do Sul
Documentário "De que lado que tu samba?" está disponível no YouTube
Procon de Caxias do Sul dá dicas para realizar as compras de Natal
Apresentada agenda da 124ª Romaria Votiva de Caravaggio, em Farroupilha
Caxias do Sul recebe inscrições para a Convocatória de Arte 2024
Tags:
Estrutura Secretaria do Turismo nova sede Pavilhões da Festa da Uva Caxias do Sul ações Ricardo Daneluz