Siga nossas redes sociais
Logotipo - Secretaria de Trânsito aponta mudanças no exame toxicológico | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Secretaria de Trânsito aponta mudanças no exame toxicológico | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Legislação

Secretaria de Trânsito aponta mudanças no exame toxicológico

A partir do dia 28 de dezembro, quem estiver com o teste vencido poderá ser autuado

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Fiscalização de Trânsito/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A partir do dia 28 de dezembro, o motorista que for flagrado conduzindo qualquer tipo de veículo, inclusive automóveis e motocicletas, e que estiver com o exame toxicológico vencido, pode ser notificado e autuado. As mudanças na legislação são para motoristas que possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias "C", "D" e "E".

Para verificar se o exame toxicológico está vencido, é preciso conferir as datas da última renovação da CNH. Se o documento tiver sido renovado há mais de dois anos e meio, o exame toxicológico se encontrará automaticamente vencido. Se o condutor for reincidente no período de 12 meses, ele terá o auto de infração de trânsito duplicado em seu montante. No caso da reincidência, o condutor ainda terá suspenso o direito de dirigir pelo prazo de três meses.

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) ressalta que o condutor, ao renovar o exame toxicológico, em caso de resultado positivo acusando qualquer substância, também poderá ser notificado.

A partir de 28 de dezembro, a autuação será de R$ 1.467,35, e o condutor levará sete pontos na CNH. Em caso de reincidência do flagrante do exame toxicológico vencido dentro do período de um ano, o montante sobe para R$ 2.934,70. Os exames toxicológicos deverão ser realizados em laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

A Fiscalização de Trânsito alerta aos condutores para que não deixem para a última hora a busca por laboratórios credenciados para realização do exame, uma vez que o resultado não sai na hora e pode demorar vários dias para ser entregue.

Caso o motorista seja abordado pela autoridade de trânsito sem o exame toxicológico, independente de ele já ter requerido o exame, o mesmo será autuado. No dia 28, o condutor deve possuir o toxicológico regularizado, sob pena de autuação.

Leia mais:
Orquídea Alimentos apresenta nova logomarca
Lar do Ancião, em Bento Gonçalves, ganha sustentabilidade na gestão
Bênção de Natal dos Capuchinhos ocorre nesta quarta, em Caxias do Sul
Começa obra da nova rótula de acesso ao Bela Vista, em Caxias
Patrimônio Industrial é o tema do Calendário de Lourdes 2024

Tags:

Legislação Secretaria de Trânsito aponta mudanças exame toxicológico Caxias do Sul