A comunidade pode verificar a situação cadastral dos transportadores escolares no site da Prefeitura
redacao@serraempauta.com.br
06.02.2025 - 17h02min
Com a volta às aulas nas escolas municipais de Caxias do Sul agendada para o dia 19 de fevereiro, a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade, por meio da Fiscalização de Trânsito, alerta sobre os riscos potenciais da contratação de transportadores clandestinos no transporte escolar.
A escolha por pessoas que utilizam do serviço clandestino para o transporte escolar coloca em risco as crianças e adolescentes. Além da imperícia do condutor, que não possui a habilitação necessária à atividade, os veículos empregados no transporte clandestino costumam apresentar más condições de conservação.
Entre os flagrantes do ano passado, encontravam-se vans com pregos salientes e partes do forro do teto caindo sobre os estudantes. A Secretaria de Trânsito encaminhou materiais gráficos sobre o tema para a Secretaria da Educação, para orientação às instituições municipais, e para a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), responsável pelo ensino estadual, que inicia no dia 10 de fevereiro. Também entregou os materiais para os transportadores escolares cadastrados no Município.
A Secretaria de Trânsito ressalta que os veículos utilizados para transporte escolar devem estar cadastrados junto ao setor de Cadastro da pasta contendo todas as certidões aprovadas pelo poder público. O condutor deverá ter o Curso de Transporte Escolar e a Carteira Nacional de Habilitação nas categorias "D" ou "E", com a observação "Exerce Atividade Remunerada".
O secretário de Trânsito, Elisandro Fiuza (Republicanos), ressalta que o transporte escolar é um serviço de extrema importância, pois é um segmento que transporta crianças e adolescentes, que são partes vulneráveis no sistema de trânsito.
Segundo ele, o principal atrativo para a contratação do transporte clandestino é o valor praticado abaixo da média de mercado. Contudo, esse valor, que é mais atrativo aos pais, é um valor que não comporta os compromissos obrigatórios como a inspeção veicular e equipamentos obrigatórios de segurança, tais como pneus, extintor de incêndio e cinto de segurança.
A comunidade poderá verificar a situação cadastral dos transportadores escolares no site da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do link.
Reunião com os transportadores escolares
Na segunda-feira (3), representantes das empresas cadastradas como transportador escolar participaram de uma conferência sobre o tema na Secretaria de Trânsito. Os secretários titular e adjunto de Trânsito, Elisandro Fiuza (Republicanos) e Alfonso Willenbring Júnior (PRD); e o secretário do Urbanismo, Adriano Bressan (PP), coordenaram o debate.
O fiscal Mateus Antunes atuou como mediador. Na pauta, os transportadores requereram melhorias na sinalização viária e na fiscalização aos pais que estacionam os veículos particulares nas vagas destinadas ao transporte escolar.
Leia mais:
Hospital Tacchini realiza 1.668 partos no último ano, em Bento Gonçalves
Concessionária reforça segurança nas rodovias da Serra e Vale do Caí
Serviço de Convivência, de Caxias do Sul, recebe biblioteca infantil
Festival de blues e jazz, em Flores da Cunha, confirma 13 atrações
Unimed inaugura espaço especializado para autistas, em Caxias
Tags:
Geral Volta às aulas Secretaria de Trânsito alerta risco transportadores clandestinos Caxias do Sul