Siga nossas redes sociais
Logotipo - Secretaria da Saúde alerta sobre aumento da violência contra idosos em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Secretaria da Saúde alerta sobre aumento da violência contra idosos em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Serviço

Secretaria da Saúde alerta sobre aumento da violência contra idosos em Caxias

Em 2020, a Secretaria da Saúde recebeu 191 notificações

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Iris Vallejo/BD/Pixabay/Divulgação
Foto Principal - Notícia

As notificações de violência contra idosos em Caxias do Sul aumentaram 20% em 2020 em comparação com o ano anterior. No ano passado, a Secretaria da Saúde recebeu 191 notificações, quando em 2019 houve 167, de acordo com o Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTs).

Diante desses números, a Secretaria da Saúde, alerta sobre a necessidade dos cuidados com os idosos e os canais para denúncias. Nesta terça-feira (15), é lembrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

Alguns sinais importantes devem ser observados, porque podem significar que o idoso esteja sendo vítimas de violência: aspecto descuidado, marcas no corpo mal-explicadas ou sinais de quedas frequentes, bem como idosos que tenham familiares ou cuidadores indiferentes a eles.

Em Caxias, as denúncias devem ser feitas pelos telefones da Brigada Militar (190), Disque Direitos Humanos (100) e Alô Caxias (156). Dúvidas podem ser encaminhadas ao Conselho Municipal do Idoso (CMI), Coordenadoria Municipal do Idoso, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Ministério Público.

Wágner Júnior, mestre em Reabilitação e Inclusão do Núcleo Adulto Idoso e Doenças Crônicas da Secretaria da Saúde, destaca que a pandemia de covid-19 tem causado medo e sofrimento incalculáveis para os idosos, pois além do impacto imediato na saúde, eles podem sofrer com discriminação e isolamento.

"É preciso ter um olhar atento para esse público, pois são pessoas com histórias de vida e precisamos ampará-las para que tenham uma longevidade de forma ativa e saudável, aproveitando o melhor que a vida pode proporcionar não apenas para o corpo físico, mas também para o emocional", destaca.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a violência contra o idoso pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa”. Ou seja, é uma questão social global, que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e que merece a atenção.

Tipos de violência

:: Negligência: é a mais comum, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor.

:: Abandono: é considerado uma forma extrema de negligência. Acontece quando há ausência ou omissão dos familiares ou responsáveis, governamentais ou institucionais, de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção.

:: Violência física: quando é usada a força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até morte.

:: Violência sexual: caracterizada por aliciamento, violência física ou ameaças.

:: Violência psicológica ou emocional: é a mais sutil das violências. Inclui comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso, entre eles, xingamentos, sustos, constrangimento, destruição de propriedade ou impedimento de que vejam amigos e familiares.

:: Violência financeira ou material: exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou uso não consentido de seus recursos financeiros e patrimoniais.

Leia também:
Pessoas com idade entre 54 e 50 anos serão vacinadas na próxima semana em Caxias do Sul
Minuta de projeto de lei quer diminuir de 75 para 60 anos demolição de imóvel sem autorização, em Caxias
Caxias do Sul vai vacinar pessoas de 55 anos ou mais neste sábado
Ex-prefeito de Caxias do Sul diz que Bolsonaro é louco e chinelo
Projeto pretende conceder incentivos para conservação e ocupação de prédios históricos de Caxias

Tags:

Serviço violência idosos Secretaria da Saúde Caxias do Sul