Siga nossas redes sociais
Logotipo - Secretaria da Educação de Caxias do Sul informa que 229 matrículas de professores estão no grupo de risco do coronavírus | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Secretaria da Educação de Caxias do Sul informa que 229 matrículas de professores estão no grupo de risco do coronavírus | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Executivo

Secretaria da Educação de Caxias do Sul informa que 229 matrículas de professores estão no grupo de risco do coronavírus

Número representa 7,95% dos contratos da rede municipal

Colunista - André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com

Foto Principal - Notícia

Com a possibilidade da retomada do ensino em meio a pandemia do coronavírus, a Secretaria da Educação (Smed) de Caxias do Sul apurou que das 2.881 matrículas de professores, 229 não retornarão para as salas de aula porque pertencem ao grupo de risco da doença. O número representa um déficit de 7,95%. O número de professores afastados é menor uma vez que muitos profissionais têm mais de uma matrícula. Além disso, outros 88 professores deixaram a rede municipal por outros motivos.

A vereadora Denise Pessôa (PT) apresentou os números do pedido de informações sobre a educação municipal na cidade durante a sessão da Câmara de terça-feira (1º).

Segundo a vereadora, o pedido de informações confirmou a precarização na área e a sobrecarga dos professores em relação às disciplinas lecionadas.

- São professores de português dando aula de matemática e professores de matemática dando aula de história, por exemplo. Vários professores estão extremamente sobrecarregados fazendo o trabalho de dois ou até três servidores sem ganhar R$ 1 a mais. Vários estão dando aula para as suas e as outras turmas. Digo que são quase explorados – afirmou a petista.

Denise ressalta que a atuação de professores em áreas trocadas também interfere no aprendizado dos estudantes.

Para repor o número de professores afastados, a Smed vai realizar a convocação para ampliação de jornada. Denise diz ainda que a Smed deverá convocar novos professores concursados, reivindicação que já havia feito na Câmara e que também era cobrada pelo Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv).

Na quarta (2), Denise encaminhou para a promotora de Justiça Regional de Educação do município, Simone Martini, os dados referentes ao pedido de informações respondido pela prefeitura sobre a situação dos professores municipais. A vereadora diz que o objetivo da ação é apresentar ao Ministério Público as dificuldades enfrentadas pelos professores durante a pandemia.

Tags: