Administração está comunicando sobre a proposta de reestruturação e o fechamento de quatro das seis escolas da modalidade
redacao@serraempauta.com
02.10.2021 - 09h43min
A Secretaria da Educação de Caxias do Sul tem realizado encontros com professores e alunos sobre as mudanças em andamento na Educação de Jovens e Adultos (EJA). As duas primeiras reuniões ocorreram nas escolas Luciano Corsetti e Guerino Zugno. Na próxima semana, os técnicos da pasta se reunirão com os públicos envolvidos nas outras quatro escolas.
Leia também:
Prefeitura de Caxias anuncia fechamento de quatro escolas para jovens e adultos em 2022
A proposta da Secretaria é assegurar, em 2022, a oferta para a conclusão na modalidade, por totalidades, para os estudantes deste ano, que assim desejarem, a princípio, nas escolas Dolaimes Stédile Angeli e Caldas Júnior, subsidiando transporte dos que estão, no momento, em outros estabelecimentos. Nas outras quatro escolas, a modalidade será fechada.
Outra ação será o envio para avaliação pelo Conselho Municipal de Educação da criação de um Centro de Educação de Jovens e Adultos para atendimento aos estudantes de totalidades iniciais (1º segmento do Ensino Fundamental), com funcionamento em três turnos, de acordo com a demanda.
Os estudantes matriculados nas totalidades finais em 2021 nas escolas que não terão oferta em 2022 devem entregar sua opção até o dia 8 de outubro. Isto deve ser feito mediante formulário, impresso e assinado, para entrega na escola ou na Secretaria da Educação ou pelo link https://forms.gle/crwhEQ7vrvMUpV4r6, cujo acesso é feito exclusivamente pelo e-mail @edu de cada estudante.
A secretaria também segue as tratativas com o Sesi para oferecer a EJA articulada e integrada à qualificação profissional – formação inicial e continuada – para o 2º segmento do Ensino Fundamental (anos finais).
A reorganização proposta no atendimento à EJA tem origem em uma resolução assinada em maio deste ano. Ainda foram analisados os dados de fluxo e de aprendizagem da modalidade na rede municipal de ensino, os quais demonstram que, em torno de 50% dos estudantes, de 2018 a 2022, abandonaram a escola. O período analisado é referente à reorganização do sistema, em que houve diminuição no número de escolas e atendimento a partir de 18 anos.
Leia mais:
Avenida Júlio de Castilhos receberá intervenção com prioridade para o pedestre
Governo pagará 13º salário de 2021 em dia e quitará parcelas em aberto do ano passado
Secretaria do Urbanismo de Caxias inicia regularização fundiária no loteamento Marumbi
Prefeitura de Caxias projeta superávit de 80 milhões em 2021
Sindilojas e CIC Caxias entregam reivindicações ao ministro do Trabalho
Tags:
Executivo Prefeitura de Caxias do Sul EJA fechamento escolas educação Caxias do Sul