Ato de pintar o meio-fio ou criar vagas de estacionamento por conta própria é crime, com previsão de detenção ou multa
redacao@serraempauta.com
29.09.2023 - 17h56min
No último ano, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade tem percebido aumento no número de irregularidades relacionadas à sinalização viária em Caxias do Sul. Em muitas denúncias, a própria comunidade decide pintar o meio-fio de vias nas cores branca ou amarela a fim de permitir ou proibir o estacionamento regular de veículos. Esta e outras práticas são proibidas e demandam retrabalho de servidores da pasta.
A demanda mais recente aconteceu na área central do Município, no cruzamento das ruas Sinimbu e Angelina Michielon, quando, conforme denúncia recebida, um indivíduo teria pintado o meio-fio na cor branca, para permitir o estacionamento de veículos em frente a um estabelecimento. Ele também criou quatro vagas irregulares para motocicletas. Diante da situação, os servidores da Secretaria de Trânsito precisaram trabalhar em dobro com retrabalho e gasto de materiais para retornar à sinalização original da via. O episódio aconteceu há cerca de uma semana.
Quando o cidadão quiser sinalização viária em frente ao próprio estabelecimento, ele deve abrir um processo administrativo junto ao setor de protocolo da Secretaria. A solicitação passará por estudo da área técnica da pasta, que pode deferir ou indeferir a solicitação. Mesmo que haja o deferimento, a Secretaria de Trânsito é a única autorizada a promover a sinalização, visto que a circunscrição das vias urbanas é de responsabilidade do poder público.
O ato de pintar o meio-fio ou criar vagas de estacionamento por conta própria é crime. No artigo 163, o Código Penal Brasileiro define como crime qualificado a prática de "destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia contra o patrimônio de Município", com previsão de detenção ou multa. A subtração de placas de sinalização também configura o delito.
Leia mais:
Daer homologa RS-466 que vai ligar ao aeroporto regional, em Caxias
Prefeitura de Bento anuncia redução da tarifa do transporte coletivo
CPI da Saúde, em Caxias, avalia prorrogação do seu funcionamento
Assinado contrato para novo acesso ao Planalto, em Caxias
Duas instituições de ensino de Bento Gonçalves anunciam fusão
Tags:
Prática proibida Secretaria de Trânsito alerta sinalizações trânsito irregulares crime detenção multa Caxias do Sul