Candidato a prefeito pelo PT apresentou propostas durante reunião-almoço da entidade
andre.tajes@serraempauta.com
23.11.2020 - 16h13min
A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul realizou nesta segunda-feira (23), reunião-almoço com a participação do candidato a prefeito Pepe Vargas (PT). Durante sua manifestação, o petista apresentou propostas que pretende implementar a partir de 1º de janeiro, caso seja eleito no dia 29 de novembro, data de votação do segundo turno. Ele ressaltou que sua gestão vai priorizar a saúde e geração de emprego e renda.
– A saúde e a economia têm que andar de mãos dadas. Se a economia funciona, a administração (municipal) tem uma arrecadação tributária maior e pode aplicar esses recursos nas diversas políticas públicas – disse.
Na quarta (18), a entidade concedeu o mesmo espaço para o candidato a prefeito Adiló Didomenico (PSDB).
Durante seu pronunciamento, Pepe fez críticas ao Governo Flávio Cassina (PTB), responsável pela estratégia adotada para o combate ao coronavírus. Segundo ele, é necessário colocar em prática a atenção básica a saúde.
– Nós vamos testar todas as pessoas que apresentam sintomas. Se a pessoa ficar 14 dias sem trabalhar, e é autônomo perde a sua renda. Se é empregado gera prejuízo para a empresa – destacou.
Confira as principais manifestações
Atração de investimentos
Precisamos instrumentos fiscais para atrair empresas. Para novas micro e pequenas empresas vamos isentar do pagamento de tributos municipais no primeiro ano de funcionamento. Para as novas empresas que se instalarem na cidade vamos devolver parte do ICMS nos primeiros anos de funcionamento.
Licenciamento de empresas
A prefeitura não é amigável ao empreendedorismo, tem sido um entrave ao empreendedorismo. Não preciso falar quanto tempo tem demorado para licenciar a abertura de qualquer negócio em Caxias. Estamos dispostos a sentar com os setores produtivos e limpar o fluxo de processos para abrir novas empresas.
Modernização da prefeitura
A prefeitura não investiu em tecnologia da informação e vai precisar investir para facilitar a vida das pessoas.
MobiCaxias
Temos total concordância com o conceito que o MobiCaxias vem defendendo da tríplice hélice formada pelo setor privado, público e academia com as instituições de ensino, pesquisa e apoio para assumir o desafio da inovação.
Maesa
É um exemplo concreto de economia criativa com um centro de comércio, de serviços, de entretenimento, de lazer. Parte dos investimentos pode ser viabilizado pela iniciativa privada.
Parque da Festa da Uva
Precisa se modernizar o parque. Somos favoráveis a parceria público-privada e trazer mais eventos na cidade.
Infraestrutura regional
A prefeitura e as entidades empresariais devem reivindicar a melhoria da nossa infraestrutura logística. Precisamos ter duplicada subida da Serra (RS-122 entre São Vendelino e Farropilha), entre Caxias e Bento, e Bento e Garibaldi. Se o Estado decidir pela concessão temos que discutir o modelo de pedágio. Temos que reivindicar melhorias para a BR-116. O recurso para o Aeroporto (Regional da Serra Gaúcha) está garantido, precisamos discutir com a comunidade que tipos de empreendimentos podemos ter no entorno do aeroporto. Somos parceiros para lutar para a instalação do porto no litoral.
Magnabosco
Vamos realizar um estudo de vício formal para pedir a nulidade processual. Também requerer que seja um processo indenizatório que reduzirá em 30% (o valor) por que não vai incidir sobre o imposto de renda. Vamos abrir negociação com os credores, e pagar parte com imóveis, parte em índices construtivos e parte menor com recursos da receita corrente líquida. Ainda vamos regularizar a área para que os moradores paguem pela moradia.
Tags:
Eleições 2020 agenda Pepe Vargas CIC Caxias do Sul