Honraria foi entregue em sessão solene desta quarta-feira
redacao@serraempauta.com
20.04.2023 - 11h35min
O sapateiro Wilson Luis Sachett, 86 anos, recebeu, na noite desta quarta-feira (19), o título de Cidadão Emérito da Câmara Municipal de Caxias do Sul. No mesmo instante, conquistou a plateia, que não se conteve diante das palavras cheias de emoção entoadas pelo homenageado.
"Graças a vocês e a muita gente, tenho o que tenho. A cidade foi crescendo para nós. Por isso, quero agradecer à cidade. Aqui, conheci minha esposa. Tenho uma vida muito boa. Não sei se sou merecedor de tanto. Procuro agradecer a cada um sorrindo e não reclamando até porque espero que voltem lá me ver. Com humildade, digo para minha família e a vocês: primeiro a Deus, depois, a vocês, me inclino, dizendo, obrigada".
Da tribuna, Sachett externou gratidão aos vereadores, em especial ao proponente da honraria, parlamentar Lucas Diel (PDT). O sapateiro sente orgulho de dizer que sempre precisou de muita gente e nunca ouviu a palavra não.
"Agradeço a todos e espero que continuem sendo meus amigos. Considero-me um cidadão caxiense de verdade. Vi a cidade crescer e minha paixão por ela foi aumentando", frisou, recebendo aplausos.
Entre as pessoas que não conseguiram evitar as lágrimas, o presidente da Câmara, vereador Zé Dambrós (PSB), que conduzia a solenidade e fez questão de elogiar Sachett pela disposição de viver sempre "sorrindo" e sem reclamar.
A distinção recebida por Sachett reconhece os relevantes serviços prestados por ele à comunidade caxiense. Ela foi aprovada por todos os vereadores e quem fez o pronunciamento representando toda a Casa, nesta noite, foi o principal proponente, vereador Lucas Diel (PDT).
"É Caxias que lhe homenageia e reconhece sua pessoa, todo seu trabalho, a sua vida. Ao falar do seu Wilson, lembro da minha infância, quando cheguei aos cinco anos de Porto Alegre para morar em Caxias com a família. Íamos conversar com ele porque sempre tinha um sorriso no rosto. Estamos homenageando uma pessoa humilde, simples. Tem uma profissão de grande relevância social e que seu Wilson desempenha com muito orgulho", salientou Diel.
O parlamentar explicou que sapateiros exercem uma função artesanal, quase em extinção, simples, mas exigente em termos de técnica.
"É útil para a sociedade. Quando se fala em sustentabilidade e economia, lembramos de serviços como esse. Com o martelinho (de consertar sapatos), Wilson foi conquistando clientes. Muitas empresas não chegam a cinco anos de vida e ele está com sua sapataria há seis décadas. É uma honra para nós homenageá-lo", sublinhou Diel, após detalhar a trajetória do homenageado, que foi seu vizinho.
Trajetória do homenageado
Wilson Luis Sachett nasceu na localidade de Santo Anselmo, bairro de Ana Rech, em Caxias do Sul, no dia 16 de abril de 1937. É filho de João Sachett e Catharina Todero Sachett, e começou a trabalhar cedo, com 11 anos. Iniciou na fábrica de calçados da família. Estudava de manhã no Colégio Murialdo e, à tarde, aprendia o ofício de sapateiro com o pai e o tio.
Ao completar 18 anos, serviu ao quartel em Santa Maria. Retornando para Caxias, abriu uma sociedade chamada Irmãos Sachett, que durou sete anos. Fabricavam calçados, botas e sapatos.
Em 1963, decidiu abrir uma sapataria. Com o apoio do irmão Alcides, adquiriu o ponto onde o negócio está localizado há 60 anos, na Rua Pinheiro Machado. O começo não foi fácil, registram os autores, pois, além de trabalhar, dormia no local e fez isso por 14 anos. Na Época, os prédios eram de madeira, a Rua Pinheiro Machado não tinha calçamento, o viaduto da Júlio de Castilhos ainda não existia. Nessa sala, Wilson viu a cidade de Caxias do Sul crescer e se expandir.
É casado há 45 anos com Maria Elizabeth Dannenhauer Sachett, com quem tem dois filhos Leandro e Lucas; dois netos Vitor e Gabriel; e as noras Cinara e Gicele.
Wilson gosta de trabalhar, passear, ficar com a família e jogar futebol. Foi fundador do Esporte Clube Atlético União, de Ana Rech, atuou no Teatro Murialdo e tocou por cinco anos em uma banda.
Leia mais:
Assis Melo é reeleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias
ExpoSegh pode gerar R$ 3 milhões em negócios nos próximos 12 meses
'Amo a política. Se me tirarem isso, vão tirar minha vida', diz Sandro Fantinel em depoimento no processo de cassação do seu mandato
Entidades reivindicam criação de fundação para gestão da Maesa, em Caxias
CIC de Caxias debate reputação e gestão de riscos
Tags:
Homenagem sapateiro Wilson Sachett conquista título Cidadão Emérito Câmara de Caxias Caxias do Sul