Administração municipal irá construir uma viga de concreto com o objetivo de conter a água das chuvas no trecho
redacao@serraempauta.com
30.12.2023 - 10h47min
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) realizou na quarta-feira (27), uma vistoria em Santa Tereza com o objetivo de avaliar as áreas de encostas que estão em situação de risco. O município foi atingido por duas enchentes do Rio Taquari.
A coordenadora do Centro Operacional de Defesa do Meio Ambiente, procuradora de Justiça, Ana Maria Moreira Marchesan, esteve à frente da atividade realizada a pedido da promotora Carmem Lucia Garcia, de Bento Gonçalves.
O trabalho foi realizado por um geólogo e um engenheiro civil da Unidade de Assessoramento Técnico do MP.
Nesta sexta (29), a prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, publicou um vídeos nas redes sociais alertando sobre a necessidade da construção de um muro de contenção em um trecho da estrada que liga a sede do Município à Linha Leopoldina e ao antigo Moinho. Para a segurança dos motoristas, um trecho de 85 metros da estrada está com pista simples.
Como medida provisória, a administração municipal irá construir uma viga de concreto de 30 centrímetros de altura no trecho em que houve as rachaduras e o deslizamento de parte da rodovia com o objetivo de conter a água das chuvas no terreno em declive ao lado da estrada.
"Este local sofreu estragos significativos devido às condições climáticas e demanda um suntuoso investimento. Há um trecho bastante comprometido, com iminente risco de deslizamento em parte de uma das vias e, por conta disso, após a avaliação de profissionais da engenharia e geólogo, será necessária a edificação de uma viga emergencial para contenção da água e proteção dos usuários", comentou Gisele.
Segundo a chefe do Executivo municipal, o Município já está desenvolvendo um projeto para ser protocolado na Defesa Civil Nacional, que contemplará um muro de contenção.
Leia mais:
Inscrições para o Sisu começam dia 22 e vão até 25 de janeiro
Caxias do Sul assina convênio para regulação de resíduos sólidos
Caxias Basquete perde para o Pato Branco na última partida do ano
Câmara de Bento aprova orçamento de 2024 com quatro emendas
Pista da ponte entre Nova Roma do Sul e Farroupilha recebe concreto
Tags:
Situação de risco Santa Tereza Gisele Caumo estrada pista única rachaduras pista