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Regionalização

Samu de Caxias passa a receber ligações de cinco cidades da região

Serviço atende pacientes de Bom Jesus, Farroupilha, Flores da Cunha, São Marcos e Vacaria

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
19.07.2023 - 09h10min

Betânia Ramalho da Silva/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Com o objetivo de qualificar o atendimento e o acesso às emergências hospitalares, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Caxias do Sul passa a ter autonomia e gestão regionais. As ligações para o 192 originadas em Bom Jesus, Farroupilha, Flores da Cunha e São Marcos agora são atendidas pela Central de Regulação de Urgências (CRU) do Samu Caxias, mas as ambulâncias seguem sendo encaminhadas dos próprios municípios, onde se encontram. O Samu caxiense também já recebe ligações de Vacaria desde 2010, quando teve início o processo de regionalização. Antes, os chamados desses cinco municípios eram recebidos pelo Samu Estadual, com sede em Porto Alegre.

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As ligações em Caxias são atendidas prioritariamente no primeiro toque por um técnico auxiliar de regulação médica, responsável por coletar as primeiras informações (queixa principal, endereço e ponto de referência) e repassar para o médico regulador, que assume o atendimento telefônico, realiza o diagnóstico da situação e inicia a assistência no mesmo instante. Ele dá as primeiras orientações e define se o caso é pertinente para o envio de uma ambulância. O veículo só sai de Caxias para outros municípios em casos extremos, quando é necessário suporte avançado, não disponível nas cinco cidades. Esse tipo de veículo (UTI Móvel, há duas em Caxias), além de atender às ocorrências de mais gravidade, faz o transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou transporte inter-hospitalar para os que necessitam de cuidados médicos intensivos.

"Essas cidades ganham em qualidade por ter um médico regulador disponível e um técnico auxiliar de regulação médica que conhece melhor a região e a estrutura de cada município. Isso aproxima e qualifica os atendimentos. E como passamos a ter gerência das portas de entrada de Caxias e da região, conseguimos redistribuir melhor os pacientes, direcionando para o hospital ou estabelecimento de saúde mais adequado para cada situação", avalia Carolina Cunha Lima, médica e diretora-geral do Samu.

"Caxias do Sul ganha em evolução e em qualificação de um serviço que já é referência, com ampliação da abrangência de atuação e o reconhecimento no meio interno e externo. É mais um movimento importante no sentido de reorganizar os fluxos de atendimento e qualificar a assistência a quem está na ponta, que é a nossa população", destaca a secretária Municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.

Como etapa anterior à concretização da regionalização, a equipe local do Samu promoveu reuniões com representantes dos cinco municípios, que apresentaram dados como características de cada cidade, ocorrências mais comuns, informações sobre o perfil da população, indicadores de atendimento e rede de urgência e emergência disponível. O objetivo foi realizar reconhecimento de área e preparar as equipes para a nova fase do serviço.

Além disso, o Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Samu de Caxias está realizando diversos treinamentos com as equipes locais de cada cidade envolvida na regionalização, com vistas a nivelar e qualificar os atendimentos.

O próximo passo, com objetivo de ampliar ainda mais a Central do Samu de Caxias, é estender a regionalização para os municípios de Canela, Gramado e Nova Petrópolis, ainda sem data definida.

Samu é referência em qualidade

O Samu de Caxias é referência pela agilidade e qualidade nos atendimentos e também pela tecnologia disponível. Para se ter uma ideia, o Samu de Caxias é o único no Estado e um dos raríssimos do país com um aparelho de ecografia/ultrassom portátil disponível em ambulância. Esse equipamento propicia que a equipe médica realize diagnóstico precoce, oportunizando o tratamento adequado durante o atendimento e também agilizando o tratamento definitivo no âmbito intra-hospitalar. O equipamento foi adquirido em 2021 com recursos do Município na ordem de R$ 35,9 mil.

"Conseguimos identificar possíveis sangramentos internos, tratar no local se possível ou ainda diagnosticar a necessidade de cirurgia durante o trajeto, já avisando o hospital para deixar sala e equipe cirúrgica preparadas, por exemplo. Isso dá precisão ao diagnóstico, podendo reduzir fatalidades, tempo de internação e sequelas a longo prazo", explica Carolina.

O Samu de Caxias também é pioneiro na integração com o Corpo de Bombeiros. Desde o final de dezembro de 2021 a regulação médica da ambulância resgate dos Bombeiros de Caxias é realizada pela Central de Regulação de Urgências (CRU) do Samu Caxias, por meio do telefone 192. Isso foi possível após treinamentos ministrados pelo NEU Caxias do Sul e 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º CMB/RS) para nivelar o conhecimento na área, além da integração dos sistemas de rádio e informática.

"Esse é um projeto que deu muito certo aqui em Caxias, principalmente pela aproximação das equipes e qualificação dos atendimentos em conjunto, que beneficiam a todos, principalmente nossa população", argumenta Carolina.

O Samu Caxias pretende estender essa integração aos mesmos cinco municípios já atendidos pela regionalização da regulação médica.

Quando acionar o Samu

Nos casos que o paciente tem agravos na saúde que podem levar à morte em poucas horas, como:

:: Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios
:: Intoxicação por medicamentos ou outros ou envenenamento
:: Queimaduras graves
:: Afogamentos
:: Choque elétrico
:: Na ocorrência de maus tratos a idosos ou crianças
:: Trabalho de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto
:: Tentativas de suicídio
:: Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito
:: Acidentes/traumas com vítimas
:: Acidentes com produtos perigosos ou com animais peçonhentos
:: Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio dos lábios/ boca são os sintomas mais comuns)
:: Agressão por arma de fogo ou arma branca
:: Soterramento, desabamento
:: Crises Convulsivas
:: Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Dicas que auxiliam no atendimento do Samu

:: Identificar-se e dizer qual é o problema que está ocorrendo.
:: Informar o endereço correto e um ponto de referência.
:: Responder às perguntas efetuadas pela atendente de forma clara e correta.
:: Ao conversar com o médico, tentar informar qual é o problema com precisão. Se o paciente for conhecido, falar também sobre doenças prévias, medicações e a evolução dos sintomas. Verificar se a pessoa está acordada ou não. Essas informações permitirão que o médico envie o melhor recurso para cada tipo de atendimento.
:: Em caso de acidente, procurar identificar quantas vítimas há no local, se existe alguma delas presa nas ferragens, o estado de consciência delas, como e o que, de fato, aconteceu, seguindo as orientações do médico ao telefone.
:: Solicitar para outra pessoa esperar e sinalizar para a ambulância quando ela estiver chegando no local.

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