Caxiense estava internado em Capão da Canoa, e viagem teve duração de 30 minutos
redacao@serraempauta.com
28.01.2024 - 10h10min
O transporte aeromédico inédito de um paciente de Capão da Canoa para Caxias, na quinta-feira (25), marcou o início dos trabalhos para a implantação desse modelo de atendimento pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Caxias do Sul.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
A viagem de helicóptero contou com apoio logístico do 3º Esquadrão do Batalhão de Aviação da Brigada Militar em Caxias e da equipe da Operação Verão, que prestaram auxílio no litoral.
O transporte proporcionou que o paciente, morador de Caxias do Sul e que estava internado em Capão da Canoa, fizesse a viagem do litoral à Serra em 30 minutos, tempo que poderia ser de cerca de três horas se realizado de ambulância. Ele tem doença renal e estava no litoral, onde necessitou de atendimento médico de urgência e agora retornou a Caxias para prosseguir o tratamento, no Hospital Pompéia.
A diretora-geral do Samu de Caxias, Carolina Cunha Lima, explica que o transporte foi possível porque o paciente estava com a condição clínica estabilizada. Ele teve alta da UTI no Litoral mas ainda necessita de cuidados médicos.
A viagem ocorreu em um helicóptero cedido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de outro Estado, tripulada por piloto, copiloto e operador de voo da PRF de Porto Alegre, além da equipe de saúde formada por Carolina, que é médica emergencista reguladora e intervencionista do Samu, e do enfermeiro Claudio Bernardi Neto, coordenador do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Samu.
A aeronave foi carregada com equipamentos disponíveis em ambulância de suporte avançado de vida do Smau, como ultrassom portátil, via aérea avançada (que possibiliza entubar o paciente), medicações utilizadas em urgência e emergência e outros.
O helicóptero saiu de Caxias já tripulada pelo Samu. O paciente foi levado de ambulância até o Aeroporto da Brigada Militar, em Capão da Canoa, de onde decolou até a base aérea do 3º Esquadrão do Batalhão de Aviação da Brigada Militar em Caxias, no Aeroporto Hugo Cantergiani. Lá, uma ambulância do Samu já aguardava o paciente para completar o transporte até o Pompéia, que por via terrestre levou sete minutos.
Além do transporte intermunicipal de pacientes, Carolina explica que o projeto vai proporcionar que o socorro chegue mais rápido a locais de difícil acesso ou distantes, o que aumenta a chance de sobrevida e diminui as sequelas a longo prazo.
"Esse serviço vai salvar vidas e ofertar à população atendimento médico de alta qualidade, com a mesma que equipe que tripula as UTIs móveis. Faz com que o socorro chegue mais rápido ao local onde há algum acometimento grave, como infarto, AVC, acidentes de trânsito, quedas de altura, principalmente aqui na Serra, que é bem marcada por locais de difícil acesso, e também mesmo nas grandes rodovias da nossa região”, ressaltou Carolina, que agradeceu às forças de segurança, que têm sido sempre parceiras das ações do Samu.
Capacitação
No ano passado, quatro médicos e quatro enfermeiros do Samu foram capacitados nos principais serviços aeromédicos de São Paulo, como o Águia, na capital paulista, para realizar essa modalidade de transporte.
O projeto também deve beneficiar o transporte de órgãos, diminuindo o tempo-resposta entre a coleta e o destino final onde ocorrerá o transplante.
Quando for implantado o serviço aeromédico, em parceria e integração com as forças de segurança, os transportes serão regulados pela Central de Regulação de Urgências (CRU) Regional do Samu de Caxias do Sul, em parceria com as centrais Estadual e de Porto Alegre, que poderão definir a destinação da aeronave conforme critérios clínicos e logísticos.
O Samu de Caxias estuda a aquisição de aeronave própria, com recursos estaduais e federais para operacionalizar o serviço aeromédico de maneira exclusiva, ainda sem previsão.
Leia mais:
Círculo atenderá serviço de maternidade para usuárias do IPE em Caxias
São Luiz da 6ª Légua, em Caxias, recebe etapa dos Jogos Coloniais
Confira as atrações do Carnaval de Rua de Caxias do Sul
BR-116, em Nova Petrópolis, deve seguir bloqueada até 5 de fevereiro
Concluída limpeza do tanque de contenção da Mário Lopes, em Caxias
Tags:
Inédito Samu Caxias do Sul inicia transporte pacientes helicóptero