Atualmente, serviço recebe ligações de Caxias e mais cinco municípios
redacao@serraempauta.com
28.08.2023 - 15h23min
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Caxias do Sul (Samu) de Caxias do Sul completou 19 anos de atuação, aniversário comemorado com apresentação de indicadores de qualidade e futuros projetos. O evento ocorreu na última quinta-feira (25), no auditório do Centro Administrativo Municiopal.
A diretora-geral do Samu, Carolina Cunha Lima, destacou a história do serviço em funcionamento desde 2004 até os dias atuais, com destaque ao crescimento ao longo dos anos.
"No último ano atendemos 22,2 mil pessoas nas ruas. Se calcularmos uma média de 19 anos, recebemos mais de 2 milhões de ligações pelo 192, as quais se transformaram em 886 mil regulações médicas e mais de 360 mil atendimentos na rua até hoje. Em 2022, tivemos em média 70% de ouvidorias positivas, em que recebemos muitos elogios e agradecimentos às nossas equipes pelos nossos atendimentos", enumerou a diretora.
Carolina também pontuou.
"Em 2020 o Samu de Caxias se tornou uma base qualificada pelo Ministério da Saúde, quando elevamos o patamar e passamos a nortear tudo isso através de indicadores de qualidade do Ministério. Portanto, cada vez mais o Samu de Caxias é visto como uma referência para o Estado e também para o Brasil. Não só em números ou em quantidade de atendimentos, como também em qualidade e inovação".
A diretora destacou ainda a recente regionalização do Samu, que desde a metade do ano recebe ligações de Bom Jesus, Farroupilha, Flores da Cunha, São Marcos e Vacaria e em breve passará a receber chamados originados de Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Carolina destacou os equipamentos de ponta disponíveis, como o aparelho de ecografia e ultrassom portátil disponível em ambulância, que propicia que a equipe médica realize diagnóstico precoce, oportunizando o tratamento adequado durante o atendimento e também agilizando o tratamento definitivo no âmbito intra-hospitalar. O Samu de Caxias é o único do Estado e um dos poucos do Brasil a trabalhar com ultrassom portátil, otimizando diagnósticos, diminuindo sequelas e tempo de internação posterior.
Carolian também comentou sobre projetos futuros, como a instalação de câmeras dentro das ambulâncias para acompanhamento médico em tempo real de emergências, construção de uma base descentralizada em Fazenda Souza para contemplar o interior e o futuro Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, será será construpido no Distrito de Vila Oliva, expandir projeto de integração com o Corpo de Bombeiros e a construção de uma nova base para o Samu, bem como a aquisição de aparelhos de eletrocardiogramas portáteis e de uma nova motolância, estas duas últimas por meio de emenda parlamentar do deputado Neri, o Carteiro (PSDB). Ainda não há prazo previsto para a implantação dos projetos futuros.
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) lembrou os desafios da profissão.
"Nós sabemos os desafios que vocês enfrentam todo o dia. Nos momentos de dificuldade, de angústia das pessoas, são vocês que levam uma luz de esperança para as pessoas. O Samu acaba sendo o mais esperado nesses momentos. Vocês são humanos e enfrentam situações que precisam de muita força e muito equilíbrio".
A secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, reforçou a importância do Samu para a comunidade.
"Não posso deixar de parabenizar a todos os servidores que atuam diariamente, colocam em prática todos esses atendimentos, que dedicam a sua vida a atuar no Samu, realmente temos servidores qualificados, dedicados e que estão disponíveis 24 horas, inclusive na noite de Natal, de Ano Novo".
A secretária ainda lembrou da relevância do Samu durante a pandemia.
"O quanto o Samu foi importante, inclusive para colocar um plano B em prática se necessário, estávamos prontos para estacionar as ambulâncias em frente às UPAs, sem parar de atender os pacientes, com equipes de sobreaviso para garantir o atendimento de todas as pessoas caso fosse necessário".
Leia mais:
Noite Italiana de Antônio Prado contabiliza 4,5 mil pessoas
O primeiro compromisso da nova corte da Festa da Uva 2024, de Caxias
Lizandra Mello Chinali é a nova rainha da Festa da Uva, de Caxias do Sul
Câmara de Caxias do Sul realiza audiência e detalha LDO 2024
Inscrições para Meia Maratona de Caxias seguem até 11 de setembro
Tags:
Implantado em 2014 Samu Caxias do Sul celebra 19 anos destaca projetos futuros