Siga nossas redes sociais
Logotipo - Samae trabalha na implantação da nova adutora do Marrecas na Rota do Sol, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Samae trabalha na implantação da nova adutora do Marrecas na Rota do Sol, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Substituição

Samae trabalha na implantação da nova adutora do Marrecas na Rota do Sol, em Caxias

Autarquia optou pela desativação da rede de mil milímetros de diâmetro que rompeu devido a deslizamentos de terra em maio

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Samae/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) atua para solucionar problemas causados pelo grande volume de chuvas registrado no mês de maio. Após análise técnica, a autarquia optou pela desativação da adutora de água tratada de 1 mil milímetros de diâmetro do Sistema Marrecas, localizada às margens da Rota do Sol, no Km 158, por conta de severos impactos devido a deslizamentos de terra.

Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Conforme o engenheiro da Superintendência de Planejamento e Obras, Leonério de Castilhos, a decisão foi tomada após constatar que a área apresenta problemas geológicos, com grande risco iminente de desmoronamento.

A autarquia trabalha na implantação de uma nova rede de água para que não haja desabastecimento caso venha a cair a encosta. Em um investimento de aproximadamente R$ 2,1 milhões, 560 metros de rede são implantados junto a área de domínio do Daer, no lado oposto ao local afetado pelos deslizamentos, a 75 metros abaixo da adutora atual, eliminando todo o trecho existente na área de risco.

Desse total, 450 metros já foram implantados, o que representa a execução de 70% do total da obra, que anda em ritmo acelerado. Os outros 110 metros contemplam duas travessias na Rota do Sol, cuja implantação iniciou nesta semana.

O diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, destaca que é prioritário tomar medidas para garantir a manutenção do abastecimento de água no futuro.

"O corpo técnico da autarquia está trabalhando fortemente com a prevenção de futuros incidentes. Além dessa obra, o Samae tem como objetivo a interligação de todos os sistemas de abastecimento de água. Já está em projeto uma interligação entre os dois principais sistemas e que abastecem a maior parte do Município, Faxinal e Marrecas, para que em caso de problemas, o outro possa suprir a demanda", enfatiza.

Leonério comenta que após a conclusão da obra, a próxima etapa é a interligação da nova adutora.

"Para isso, será feita uma parada programada do Sistema Marrecas, ainda a ser definida. A partir disso, também será desativada a tubulação antiga para sua posterior retirada, possibilitando a entrega da área ao Daer para executar a estabilização do talude", explica o engenheiro.

Os canos antigos receberão a devida manutenção e retornarão ao estoque para serem reaproveitados em outras obras.

Leia mais:
Caxias do Sul recebe aumento do repasse do Fundo dos Municípios

Artigo - Indústria da superação diante do maior desafio
Hamburgueria de Caxias do Sul celebra cinco anos em junho
Celebração de Corpus Christi reúne mais de 10 mil fiéis em Caxias do Sul
Fé e solidariedade marcam celebração de Corpus Christi em Flores

Tags:

Substituição Samae trabalha implantação nova adutora Sistema Marrecas Rota do Sol Caxias do Sul