Equipes trabalham na instalação do canteiro de obras e limpeza das estruturas
redacao@serraempauta.com
20.10.2022 - 10h19min
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul dá início à obra de modernização e reforma da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Canyon. Em um investimento de cerca de R$ 3,6 milhões, será realizada a reforma estrutural, impermeabilização e substituição de tubulação de ferro fundido da estação. No momento, equipes trabalham na instalação do canteiro de obras e limpeza das estruturas.
A ETE Canyon entrou em operação em 2007. Na época, os parâmetros de monitoramento do efluente tratado eram outros. A reforma faz parte de um amplo projeto que tem como objetivo modernizar o processo de tratamento e melhorar a qualidade do efluente tratado, bem como preservar as estruturas edificadas e proporcionar o recebimento da vazão do efluente bruto coletado no Sistema de Esgotamento Sanitário Serrano. Além disso, ela permitirá transferir a estação compacta do Canyon para Vila Seca, iniciando lá o tratamento dos efluentes.
O investimento integra as obras da autarquia para alcançar a meta do Marco Legal do Saneamento, o qual estabelece que até dezembro de 2033 os municípios brasileiros tratem 90% do esgoto gerado e atendam com água potável 99% da população.
As melhorias estão sendo executadas pela Construtora CFO e o prazo para a realização dos serviços é de 210 dias.
Leia também
Caxias do Sul passa a oferecer ligação direta para o Rio de Janeiro
Estado e Prefeitura de Caxias firmam área da Fepagro para Horti Serra
Câmara de Caxias autoriza Município a usar imóveis abandonados
Caxias terá passe livre no transporte coletivo no segundo turno
Em Caxias, Mercopar abre as portas de olho no futuro da indústria
Tags:
Samae obra modernização reforma ETE Canyon Caxias do Sul