Siga nossas redes sociais
Logotipo - Samae elimina risco de rompimento da represa Dal Dó, em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Samae elimina risco de rompimento da represa Dal Dó, em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Nível baixou

Samae elimina risco de rompimento da represa Dal Dó, em Caxias do Sul

Famílias dos bairros Fátima e Reolon já podem voltar pra casa neste sábado

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O relatório do Samae sobre a represa Dal Bó aponta que o nível da água baixou 1m35cm e o risco de rompimento da barragem foi eliminado. Em reunião do Gabinete de Crise da manhã deste sábado (6), ficou definido que as famílias dos bairros Fátima e Reolon que foram retiradas de suas casas podem retornar no início da tarde.

Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Algumas famílias estão abrigadas nos ginásios do Sesi e do Bairro São Caetano, mas muitas estão em casas de parentes e amigos. A segurança do entorno do Complexo Dal Bó e das margens do Arroio Tega, com a redução do nível da barragem e das chuvas, libera o acesso as residências.

Na manhã deste sábado, a represa do Samuara estava retornando à normalidade, e era possível visualizar o vertedouro. Nesta sexta, o local estava coberto pela quantidade de água.

Seguem abrigadas as famílias que saíram de áreas de risco de Galópolis e Vila Cristina. Famílias que se sentem inseguras em casa e não tem para onde ir, também podem buscar ajuda com a Defesa Civil para o abrigadamento.

Número para informações

Muitas pessoas estão entrando em contato com a Fundação de Assistência Social (FAS) para saber de seus familiares, principalmente os que estão isolados no interior por falta de energia elétrica e de internet.

A partir deste sábado, a Prefeitura de Caxias disponibiliza um canal de atendimento para esse tipo de comunicação por meio do número (54) 99985.6022. Por questão de proteção de dados, os nomes dos resgatados só podem ser compartilhados com os órgãos de segurança.

"Os familiares que desejam informações, podem entrar em contato neste número e nós avisaremos os abrigados para que entrem em contato com seus familiares e amigos", explica a presidente da FAS, Geórgia Tomasi.

Geórgia informa ainda, que por determinação do prefeito Adiló Didomenico, a FAS irá disponibilizar o benefício eventual do auxílio funeral para as famílias atingidas pelos eventos climáticos dos últimos dias.

Leia mais:
Concurso Nacional Unificado é adiado em todo o país
RS já tem 56 mortos em decorrência das chuvas 
Guaíba atinge recorde histórico em Porto Alegre
Ministério da Saúde envia equipes, medicamentos e insumos ao RS
Força-tarefa resgata 41 pessoas no interior de Vila Cristina, em Caxias do Sul

Tags:

Nível baixou Samae elimina risco rompimento represa Dal Dó Caxias do Sul