Estudo visa reduzir riscos de acidentes e os impactos ao meio ambiente
redacao@serraempauta.com
10.03.2021 - 14h19min
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) iniciou a elaboração do Plano de Segurança das Barragens, que atende a legislação federal, reduzindo riscos de acidentes e, em caso de sua eventual ocorrência, limitando suas consequências. Serão contempladas todas as barragens: Marrecas, Faxinal, Maestra, São Miguel/São Paulo/São Pedro, Samuara, Santa Helena e Galópolis Montante e Galópolis Jusante. A empresa vencedora da licitação é a Hydros Engenharia Ltda e o valor investido pela autarquia é de R$ 869,7 mil.
Conforme a lei federal, para cada barragem deverá ser elaborado e apresentado ao órgão fiscalizador o Plano de Segurança composto pelos seguintes itens: Relatório do Plano de Segurança de Barragem, Relatório de Revisão Periódica de Segurança de Barragem, Plano de Ação de Emergência (PAE) e o Resumo Executivo do Plano de Segurança de Barragem.
Para a elaboração do Plano, deverão ser realizadas inspeções em campo, estudo de ruptura hipotética da barragem, modelagem da onda de cheia ocasionada pela ruptura, definição de procedimentos de monitoramento, definição de procedimentos em caso de risco de rompimento, dentre outros.
De acordo com a Seção de Engenharia de Barragens do Samae, o estudo irá assegurar a estabilidade dos barramentos sendo que, em caso de eventual risco à segurança, também terá sido estabelecido procedimentos para preservação da vida das pessoas e redução dos impactos ao meio ambiente.
A previsão de conclusão do Plano é para junho de 2022.
Leia também:
Revitalização do prédio da antiga Subprefeitura de Tuiuty, de Bento, chega a 60%
Aprovado pedido de informações sobre atuação do Compahc de Caxias do Sul
Vereador de Caxias confirma emenda parlamentar de R$ 650 mil para compra de máquina
Idosos acima de 79 anos podem agendar vacinação contra a covid-19 em Bento Gonçalves
Tags:
Executivo Samae Plano de Segurança de Barragens Caxias do Sul