Siga nossas redes sociais
Logotipo - Samae de Caxias lança aplicativo para facilitar o acesso aos serviços da autarquia | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Samae de Caxias lança aplicativo para facilitar o acesso aos serviços da autarquia | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

na palma da mão

Samae de Caxias lança aplicativo para facilitar o acesso aos serviços da autarquia

Usuários poderão copiar o código de barras e emitir a segunda via da conta, consultar débitos, e alterar o dia de vencimento, entre outras opções

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Laura Piola/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) lançou, na tarde desta terça-feira (14), o aplicativo Samae Digital, que irá facilitar o acesso dos usuários aos serviços oferecidos pela autarquia. Em um investimento de R$ 200 mil, a ferramenta foi desenvolvida pela empresa Keyworks Tecnologia da Informação. Presente nas versões Android e iOS, o aplicativo já está disponível para uso. O evento, que integra a programação alusiva ao aniversário de 132 de Caxias do Sul, ocorreu na loja comercial da autarquia.

A diretora técnica do setor de Tecnologia da Informação do Samae, Marines Bertola, explicou aos presentes as funcionalidades da plataforma. Entre as suas vantagens, o aplicativo possibilitará copiar o código de barras e emitir a segunda via da conta; configurar para receber a conta pelo e-mail; consultar débitos em aberto; simular consumos; exportar o extrato de quitação; exportar a negativa de débito; alterar o dia de vencimento; emitir avisos de vazamento na sua residência e tirar foto do local no momento do cadastro; entre outras diversas opções para qualificar o contato com o Samae.

Para cadastrar-se e ter acesso às informações, é necessário utilizar os dados do titular da conta de água (CPF/CNPJ). Até o final do ano estará disponível a primeira atualização do aplicativo que permitirá que o usuário cadastrado receba notificações e avisos de falta de água.

O diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti (PTB), em sua fala, salientou que o aplicativo é mais uma forma de aproximar o Samae das pessoas, melhorando o atendimento, uma vez que os serviços estão disponíveis na palma da mão, inclusive aos finais de semana e feriados.

"Ao fazer um estudo das principais demandas dos usuários que ligavam no 115, constatamos que eram a segunda via da conta, vazamentos, religações e informações sobre falta de água. A partir disso, começamos o planejamento da plataforma e já estamos trabalhando nas próximas versões para levar ainda mais comodidade aos consumidores", explicou.

O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) enalteceu o trabalho dos servidores da autarquia ao buscar mais ferramentas para ampliar o contato com o cidadão.

"O mundo digital trouxe mais facilidade e conforto para que os contribuintes possam resolver seus problemas por meio de aplicativos e o Samae deu o primeiro passo. A plataforma irá evoluir muito, conforme as demandas irão surgindo, o aplicativo irá se adequando a realidade dos usuários", disse.

Leia também:
Câmara de Caxias cria prêmio para homenagear profissionais da educação
132 personalidades ligadas a Caxias do Sul são homenageadas com plantio de árvores
Fenavinho entrega premiação para vencedores dos Jogos Coloniais
Comitiva de Caxias conhece Centro de Referência para pessoas com autismo em Santa Maria
Prefeito de Caxias reivindica complemento da duplicação na BR-116

Tags:

Samae lança aplicativo serviços segunda via consultar débitos alterar vencimento autarquia Caxias do Sul