O diretor-presidente João Uez conheceu área de eficiência energética da Companhia Águas de Joinville
redacao@serraempauta.com.br
28.03.2025 - 14h11min
A possibilidade de gerar eletricidade a partir do fluxo de água dentro da tubulação de uma adutora foi um dos motivos que levou o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), João Uez (Republicanos), a realizar uma visita técnica à Companhia Águas de Joinville.
A agenda em solo catarinense iniciou na quarta-feira (26) e segue até sexta (28),e serve para conhecer as áreas de Gestão de Energia e Eficiência Energética da companhia.
A turbina está em operação desde janeiro de 2024 e foi a primeira de Santa Catarina instalada numa adutora. Acompanhado do assessor jurídico, Daniel Caravantes, o diretor-presidente do Samae conta que a ida à Joinville proporciona ao Samae conhecer algumas experiências para serem aplicadas na realidade empresa caxiense.
"O Samae é uma das empresas que mais consome energia na Serra Gaúcha e qualquer iniciativa para reduzir esse gasto é muito bem-vinda", afirma.
Após o retorno a Caxias do Sul as informações serão repassadas às superintendências competentes do Samae para avaliação com o objetivo de reduzir o gasto com energia elétrica.
Na Companhia Águas de Joinville também foram apresentados os setores de Perdas de Água e Coleta, Transporte e Tratamento de Esgoto.
Leia mais:
Caxias publica edital para recuperar estradas afetadas pelas chuvas de 2024
Presidente da Câmara de Caxias defende ampliação no financiamento da saúde da região
Cáritas da Diocese de Caxias realiza bazar neste final de semana
Prefeitura de Caxias pede agilidade para a Caixa para demolir três sobrados
Sindiserv de Caxias do Sul realiza ato por reajuste salarial
Tags:
Geral modelo Samae Caxias do Sul alternativa reduzir gasto energia elétrica