Siga nossas redes sociais
Logotipo - Samae assina ordem de início para execução de projeto de energia fotovoltaica | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Samae assina ordem de início para execução de projeto de energia fotovoltaica | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Economia

Samae assina ordem de início para execução de projeto de energia fotovoltaica

Estudos preliminares preveem a capacidade de instalar até quatro centrais de minigeração em áreas da autarquia

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Laura Piola/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Gilberto Meletti (PTB), deu início ao projeto de implantação de placas solares para produzir parte da própria energia utilizada pela autarquia. O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) e o diretor-presidente assinaram na sexta-feira (9), o contrato com uma empresa especializada de engenharia que irá analisar a viabilidade e, posteriormente, desenvolver projeto para a implantação de até quatro centrais de minigeração de energia fotovoltaica em solo ou sobre estrutura de edificações existentes que serão instaladas em áreas de propriedade do Samae. O investimento na contratação desses estudos e projetos é de R$ 546,6 mil. A empresa 10 Ohms Engenharia, vencedora da licitação, terá 180 dias para apresentar a análise.

Conforme Meletti, a implantação de centrais de energia fotovoltaica possibilitará economia com custos de energia elétrica, visto que o Samae é um dos maiores consumidores do Município.

"Mensalmente, para operar todas as unidades do Samae, consumimos cerca de R$ 2 milhões em energia elétrica. O custo anual ultrapassa os 10% de toda a receita obtida pela autarquia, representando um dos maiores custos nos sistemas de abastecimento de água e tratamento do esgoto", explica o diretor-presidente.

Meletti também expõe que a fonte mais viável para implantação, neste momento, é a energia fotovoltaica, porém, já existem estudos sobre outros tipos de energia, como a eólica ou por turbinas.

"A energia fotovoltaica é um tipo de energia limpa, renovável, captada por meio de placas que a convertem em energia elétrica. É sinônimo também de menor emissão de poluentes", comenta o diretor-presente sobre os estudos preliminares realizados pela autarquia para a escolha da fonte alternativa.

A empresa contratada desempenhará o papel de realizar uma análise mais criteriosa da viabilidade da implantação desse tipo de fonte de energia, considerando os quesitos técnicos e legais.

"A autarquia possui diversas áreas disponíveis para a implantação de placas solares sendo que caberá a empresa contratada pelo Samae determinar se os custos de implantação serão aceitáveis e se as áreas indicadas têm viabilidade técnica e legal para e execução das obras", pondera Meletti.

Adiló classificou o momento como um passo muito importante na história da administração pública.

"Essa é uma das demandas que mais tenho cobrado do Samae. É público o gasto que a autarquia tem com energia elétrica. Esse é um recurso que não volta. Ao utilizar fontes de energia alternativa, estaremos economizando na conta de energia elétrica e, com esse dinheiro, poderemos investir em mais obras de saneamento para a população", destaca.

A partir das análises, a 10 Ohms Engenharia realizará o projeto executivo, última parte do processo antes da implantação das centrais. Após a conclusão dessa etapa, ainda será necessário contratar uma empresa para instalar as placas.

Leia também:
OPINIÃO: A plaquinha que faz falta para Caxias do Sul
Câmara de Caxias estará aberta para exposição "A Fantástica Fábrica de Gaiteiros" neste sábado
Protocolado projeto de lei que prevê rastreamento precoce de autistas em Caxias do Sul
Prefeitura realiza mutirão de consultas especializadas neste sábado em Caxias do Sul
Acampamento Farroupilha de Caxias do Sul inicia nesta sexta-feira

Tags:

Economia Samae assina ordem de início execução projeto energia fotovoltaica Caxias do Sul