Siga nossas redes sociais
Logotipo - Salão da Paróquia de Lourdes, de Caxias, inicia nesta quarta acolhimento de moradores de rua  | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Salão da Paróquia de Lourdes, de Caxias, inicia nesta quarta acolhimento de moradores de rua  | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Cidade

Salão da Paróquia de Lourdes, de Caxias, inicia nesta quarta acolhimento de moradores de rua

Projeto Hospedagem Solidária segue até o dia 4 de setembro

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Elton Bussolotto Aristides/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Pastoral das Pessoas em Situação de Rua da Diocese de Caxias do Sul inicia nesta quarta-feira (19), à quarta edição do projeto Hospedagem Solidária. O serviço coordenado pela Igreja Católica, irá acolher 35 homens que estão em situação de rua a cada noite, no salão da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Rua Angelina Michielon, 936. A hospedagem acontece até o dia 4 de setembro.

O projeto funciona de segunda-feira a domingo e contará com a colaboração de voluntários de diversos grupos e movimentos da Igreja Católica, além do apoio da Fundação de Assistência Social (FAS) e da Guarda Municipal de Caxias do Sul. Os “Médicos do Mundo”, que reúne médicos, enfermeiros, dentistas, podólogos, psicólogos e demais profissionais da saúde ligados às instituições de ensino superior da cidade, irão realizar a avaliação de cada um dos usuários do serviço. Nos casos de sintomas da covid-19, a equipe da FAS fará a transferência para a Casa Irmã Dulce, onde irá acontecer a quarentena destas pessoas, com todos os cuidados necessários.

Diariamente, a acolhida dos homens em situação de rua será das 19h30min às 20h30min. Os assistidos terão acesso ao jantar, colchão e cobertores para passarem as noites frias do inverno e pela manhã será servido o café. A organização do espaço será feita de forma colaborativa, entre a equipe de trabalho e os usuários. Essa ação vai além do que os voluntários já fazem hoje (servir sopa, entregar cobertores e escutar quem quer apenas ser ouvido), já que oferece acolhimento seguro e atendimento médico e psicológico.

Neste ano, o número de atendimentos em cada noite será de 35 pessoas, tendo em vista o cumprimento de todos os protocolos sanitários e de saúde para evitar a disseminação da pandemia da covid-19. Além do uso do álcool gel, luvas descartáveis e máscaras, outras medidas estão sendo adotadas para evitar o contágio de coronavírus no local. Por isso, nesta edição, o banho dos usuários da Hospedagem Solidária deve ser tomado no Centro Pop Rua, que também possibilita que os assistidos possam lavar as roupas e fazer sua higiene pessoal.

Doações de cobertores e alimentos são bem-vindas

A Pastoral das Pessoas em Situação de Rua pede à comunidade a doação de cobertores para serem utilizados pelos homens que serão assistidos pela Hospedagem Solidária. Alimentos não perecíveis, pães e misturas para os cafés da manhã também serão bem acolhidos. Semanalmente, as redes sociais da Diocese de Caxias do Sul irão disponibilizar informações acerca dos itens necessários para doação.

Leia também:
Câmara de Farroupilha cria espaço on-line para recebimento de ideias legislativas da população
Vereador do Novo, de Caxias, protocola projeto para uso de pregão eletrônico na administração pública
CIC Caxias cumpre agenda com representantes do Executivo e Legislativo em Brasília
Com covid-19, ex-prefeito de Farroupilha respira com auxílio de oxigênio

Tags:

Cidade Hospedagem Solidária Igreja Católica Paróquia Nossa Senhora de Lourdes acolhimento pessoas em situação de rua Caxias do Sul