Siga nossas redes sociais
Logotipo - Rio Grande do Sul recebe ajuda humanitária enviada pelo Governo italiano | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Rio Grande do Sul recebe ajuda humanitária enviada pelo Governo italiano | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Enchentes

Rio Grande do Sul recebe ajuda humanitária enviada pelo Governo italiano

Aeronave com 30 toneladas de donativos pousou na Base Aérea de Canoas na semana passada

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Tânia Meinerz/Consulado Itália/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Por iniciativa do ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, o Governo italiano enviou um avião militar com ajuda humanitária para as vítimas das inundações que atingiram dramaticamente o Rio Grande do Sul.

Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

A iniciativa foi organizada e financiada pela direção-geral para a Cooperação e o Desenvolvimento do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália (MAECI) em colaboração com o Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas.

O avião partiu da Base de Pronto Intervento Umanitario das Nações Unidas (UNHRD) de Brindisi, no sul da Itália, e posou no início da noite da quarta-feira (29) na Base Aérea de Canoas. A aeronave, um B-767, transportou material conforme solicitado pelas autoridades brasileiras, incluindo equipamentos especializados para emergências humanitárias, como medicamentos e suprimentos médicos para o tratamento de cerca de 100 mil pessoas pelo período de três meses, tendas para 4,5 mil pessoas, cinco geradores de 60 kVA/h, dois potabilizadores capazes de produzir 64 mil litros de água potável por dia, quatro tanques de 10 mil litros para armazenamento de água potável, totalizando 30 toneladas de bens.

A entrega oficial da ajuda humanitária italiana foi acompanhada pelo Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e pelo Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso.

Antes disso, ainda na quarta, Cortese esteve em Bento Gonçalves, onde participou de encontro com o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira, autoridades locais e lideranças, entre elas a presidente do Comites do Rio Grande do Sul, e visita às a localidades atingidas para conhecer, também, os trabalhos de recuperação que estão sendo feitos.

A visita humanitária às cidades atingidas teve como objetivo manifestar solidariedade ao Rio Grande do Sul e verificar a extensão e as necessidades da reconstrução de um território ao qual a Itália é historicamente e afetivamente muito ligada.

Atualmente, o Rio Grande do Sul abriga 120 mil cidadãos italianos, e estima-se que haja no Estado cerca de 4,5 milhões de pessoas com descendência italiana, correspondendo a 40% da população total.

Leia mais:
Veja como será o clima em Caxias do Sul nesta semana
Caxias do Sul envia dados de 75 famílias para Auxílio Reconstrução
Número de pessoas em abrigos diminui no Rio Grande do Sul

Unidos por Bento arrecada R$ 12 milhões para obras de reconstrução
Concurso na Prefeitura de Caxias do Sul oferece 22 vagas

Tags:

Enchentes Rio Grande do Sul RS recebe ajuda humanitária enviada governo italiano Itália