Comunidade ganhará horta comunitária, ponto fixo da Guarda Municipal e acesso à represa Dal Bó em horários pré-determinados
redacao@serraempauta.com
10.06.2023 - 13h48min
Equipes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e da Prefeitura trabalhavam na revitalização da praça que fica na esquina das ruas Avelino Antônio de Souza e Doutor Luigi Gallicchio, em frente ao Lago São Miguel, pertencente ao Complexo Dal Bó, no Bairro Fátima Alto, em Caxias do Sul.
Moradores da comunidade foram convidados a participar da ação que iniciou às 8h e se estendeu até o final da tarde. Eles auxiliaram na coleta dos resíduos espalhados às margens da represa, incluindo sofá, televisão e colchão, no plantio de 300 mudas de flores e na pintura dos bancos e mesas do espaço. A ação também contou com o apoio do prefeito Adiló Didomenico (PSDB).
O local que era um depósito irregular de lixo, está sendo transformado em uma horta comunitária, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa). Além da doação das mudas, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) executou a poda e o destocamento de árvores. A Secretaria de Esporte e Lazer (Smel), ao longo da próxima semana, fará a pintura dos brinquedos do parquinho. E a Codeca recolheu os resíduos.
Hoje, o acesso à represa é proibido à população. No último verão, a autarquia investiu cerca de R$ 690 mil para repor gradis de proteção e placas de alerta sobre a proibição de acesso, banho e pesca. Essas estruturas que cercam a área foram quebradas diversas vezes para facilitar a invasão no local. Diante disso, o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, anunciou, na ocasião, a próxima etapa da revitalização da área.
"Neste primeiro momento, vamos transformar esse ambiente, que é muito bonito, propício para o lazer. Paralelo a isso, até o final do ano, vamos colocar um ponto da Guarda Municipal aqui. Isso vai dar mais segurança para as pessoas utilizarem o espaço para praticar atividades físicas no entorno do lago, o qual será cercado para evitar o acesso à água", explicou. A ideia, conforme Meletti, é delimitar horários de acesso. Também será feito reforço na iluminação e a instalação de câmeras de monitoramento.
Kelen Zimerman da Rosa, moradora do bairro há 39 anos, trouxe a filha e os sobrinhos para participar do mutirão.
"Ficamos muito felizes com essa ação porque essa praça já é bonita, mas precisamos usá-la com bastante sabedoria, tentando manter ela sempre limpa pra que nossas crianças possam estar sempre brincando com segurança", disse.
Adelcides Silveira Flor, 80 anos, mora em frente à área que era utilizada como lixão. Aposentado, ele já cultivava, dentro de tanques, hortaliças e chás.
"Na minha casa não tinha espaço para plantar. Então, meu filho colocou esses tanques aqui para que eu pudesse me entreter. Hoje eu tenho cebolinha, salsinha, pimentão, feijão e malva. Estou muito alegre que vamos ter uma horta comunitária!", comemorou.
A reunião para cadastramento das famílias que desejam utilizar a horta comunitária será na próxima quarta (14), às 18 horas, na casa do seu Adelcides, na Rua Doutor Luigi Gallicchio, n° 402.
Leia mais:
Advogado de Caxias do Sul indicado para desembargador eleitoral
Procon de Caxias orienta consumidores para as compras do Dia dos Namorados
Uma semana para celebrar 133 anos de diversidade cultural de Caxias do Sul
Corpus Christi reúne mais de 8 mil fiéis no centro de Caxias do Sul
Frei Betto apresenta a palestra Fomes do Brasil e Esperanças de Futuro, em Caxias
Tags:
Samae Prefeitura de Caxias revitalizada área lazer Represa Dal Bó Bairro Fátima Alto Caxias do Sul