Edital para concessão do espaço está previsto para o final de 2022
andre.tajes@serraempauta.com
14.04.2021 - 16h24min
O Largo da Estação Férrea deverá ser revitalização e reestruturado. Essa é uma das ações previstas no plano de governo do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB).
Segundo o secretário de Parcerias Estratégicas e Gestão de Recursos, Maurício Batista, a proposta do município prevê a construção de uma concha acústica, de um pequeno centro comercial e a instalação de uma vila gastronômica. O lançamento do edital de concessão da área está previsto para o final de 2022.
Batista alerta que a exploração para manter ou dar manutenção a estrutura existente ou realizar algum tipo de construção no espaço depende de uma consulta ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) devido ao tombamento da Estação Férrea. Segundo o secretário, existe também uma proposta da comunidade local.
A secretária da Cultura, Aline Zilli, ressalta que o projeto ainda está sendo idealizado e que a formatação da ocupação do espaço será construída em parceria com a comunidade. Ela reconhece a possibilidade de a sede administrativa da Secretaria ser transferida para outro local para que o prédio da antiga Estação Férrea possa ser aberto à população.
"Não temos apego a nenhuma das ideias. Vai depender de como se ocupa. A ideia é criar um espaço que tenha fluxo de pessoas. Se entender que é importante ter um serviço público a Secretaria permanece. Se entender que existe uma melhor ocupação é possível se ocupemos como sede administrativa outro espaço", comenta.
Na semana passada, a vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris (PSDB) e a secretária de Planejamento, Margarete Bender, realizaram uma visita para conhecer a área da Estação Férrea. Também acompanharam a visitação, os secretários Batista e Aline e representantes da iniciativa privada, do MobiCaxias e do Vivacidade, do Viva São Pelegrino.
Depois, o grupo participou de uma conversa sobre o que já existiu, o que já foi pensado para o local, e como tornar a ideia sustentável.
Segundo Paula, o objetivo da visita foi para conhecer o espaço com mais profundidade para estruturar um planejamento.
"Não começamos do zero, porque já existem pensamentos sobre o que poderia ser feito, mas precisamos continuar os estudos e pensar o projeto com o entorno", explica Paula.
Leia também:
Prefeitura de Caxias cria canal online para agendamento de atendimentos
Deputado estadual é vacinado contra o coronavírus em Caxias do Sul
Vereadores do PP e PT de Caxias recebem prazos para defesa
Ex-prefeito de Caxias do Sul recebe primeira dose de vacina contra a covid-19
Tags:
Executivo Prefeitura de Caxias do Sul Estação Férrea concha acústica vila gastronômica Caxias do Sul