Integrantes da Frente Parlamentar da Câmara de Caxias discutiu alternativas para a retomada do serviço
redacao@serraempauta.com
02.02.2022 - 13h06min
Os integrantes da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara de Caxias participaram de uma reunião na Universidade de Caxias do Sul (UCS), na segunda-feira (31). Os parlamentares, Olmir Cadore (PSDB), Elisandro Fiuza (Republicanos), Marisol Santos (PSDB) e Tatiane Frizzo (PSDB) foram recepcionados pelo reitor da UCS, Evaldo Kuiava.
No encontro, Tatiane expôs os motivos do pedido de retomada do projeto de equoterapia para autistas, em parceria com a Brigada Militar (BM). Segundo ela, a terapia com o animal traz benefícios para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em especial para crianças.
Conforme o reitor, é possível restabelecer o convênio com a BM, desde que sejam realizados alguns ajustes técnicos. Kuiava ressaltou que uma das alternativas que devem ser consideradas é a integralidade da utilização do cavalo.
"Nós temos espaço na Universidade para realizar esses atendimentos. O projeto multidisciplinar pode contemplar estágios para os acadêmicos da psicologia, fisioterapia e medicina veterinária, entre outros. É preciso verificar a viabilidade da proposta, com a parceria da Brigada Militar. Se a instituição de segurança pública tiver a disponibilidade de fornecer algum servidor, já é um avanço para retomarmos o projeto. Além disso, disponibilizo um professor para monitorar o serviço," destacou o reitor.
De acordo com Tatiane, a equoterapia é uma demanda crescente, e que os diagnósticos dos autistas estão mais assertivos.
"Além do lado positivo para os pacientes, esse projeto pode preparar os acadêmicos para o mercado de trabalho. A retomada desse projeto pode melhorar a qualidade de vida de muitos autistas", enfatizou.
Ao final do encontro, ficou acordado que a Frente Parlamentar mediará uma reunião, entre Brigada Militar e UCS, para buscar a formalização de um convênio para a retomada do serviço de equoterapia.
Leia também:
Diretoria voluntária da Festiqueijo 2022 é apresentada em Carlos Barbosa
Prefeito de Caxias confirma Uez e Marisol líder e vice-líder do governo na Câmara
Câmara aprova pedido de informações sobre os programas habitacionais de Caxias
Maurício Scalco pede licença para tratamento de saúde
Denise Pessôa defende diálogo e modernização na Câmara de Caxias
Tags:
Legislativo Câmara de Vereadores de Caxias do Sul Frente Parlamentar autista equoterapia UCS Brigada Militar Caxias do Sul