Programação ocorre na próxima quarta-feira, a partir das 14h
redacao@serraempauta.com
07.10.2022 - 10h01min
Na próxima quarta-feira (12), a partir das 14h, a Rua Plácido de Castro, no Bairro Exposição, em frente ao Complexo da Maesa, recebe a Festa da Criança, depois da interrupção forçada pela pandemia da covid-19.
O evento contará com mais de 40 ações e atrações abertas ao público. O menu de atividades oferece apresentações artísticas das mais variadas – incluindo musicais e teatrais – e espaços com as mais diversas opções de jogos e brincadeiras – incluindo o resgate de alguns clássicos da infância de safras anteriores, como pé-de-lata, corrida do saco, bilboquê, vai-e-vem, amarelinha, bambolê, boliche de garrafas, jogo de argolas e bolha de sabão – cortesia da equipe do programa Primeira Infância Melhor (PIM), ligado à Secretaria da Educação.
Um bom exemplo da multiplicidade de atrações começa logo no palco principal: além da performance dos artistas descobertos entre os beneficiários dos Centros de Convivência parceiros da Fundação de Assistência Social (FAS), haverá uma dinâmica de RPG com o grupo Dinotunders, show do rapper Chiquinho Divilas, com o Projeto RAPajador e teatro Dengue Aqui Não, da Secretaria da Saúde.
Interessadas ou não em educação financeira, as crianças que quiserem apreciar a pipoca e o algodão-doce distribuídos gratuitamente, precisarão antes cumprir uma pequena missão: participar de alguma das várias oficinas (sobre saúde, educação ambiental, primeira infância ou proteção social, por exemplo), jogos ou brincadeiras à disposição no local para conquistar um valor em dinheirinho de faz-de-conta. A moeda corrente da Festa da Criança deverá ser trocada em uma estação especial (cheia de brinquedos infláveis) montada pelo Procon para esta operação de câmbio: a Proconlândia.
Outro destaque será o Palco Téti, que integra o Festival de Arte e Cultura para a Infância, cuja programação se desenrola ao longo de todo o mês e tem apoio da Secretaria da Cultura. Com DJ Mono nas picapes, enquanto a tarde corre, haverá apresentação da Trupe Carambola, Brincaverso, festival de brincadeiras, Paradinha da Infância, o espetáculo circense Circolando por aí, da Cia. Espícula, e Aulão de Dança com Maisa Santos.
A estrutura para acolher quem não pretende passar a tarde toda na cama elástica ou nos infláveis ainda prevê fornecimento de água do Samae e de erva-mate (só precisa trazer de casa a cuia e a bomba), ambulância do Samu, banheiros químicos e espaço com food-trucks, comercializando alimentos e bebidas.
Para salvar papais e mamães com aquele problema de esquecimento ou de agenda, um posto avançado da Secretaria da Saúde oferecerá aplicação da vacina da poliomielite em crianças de um a quatro anos.
E, sim: no espaço da Secretaria do Meio Ambiente, além da sempre concorrida distribuição de mudas, alguns dos hóspedes de quatro patas do Canil Municipal estarão dispostos a fazer amigos e à espera de um novo lar.
"A Festa da Criança sempre foi um momento importante no calendário da cidade, que sempre mobilizou muito a comunidade e fez falta nestes dois anos em que não foi possível realizar. Agora, com a retomada das atividades nos espaços públicos, temos a percepção de que as pessoas estão ansiosas para se reencontrar e acreditamos que haverá grande participação da população. Desde já, agradecemos todo apoio da iniciativa privada, que se uniu ao Município para viabilizar esta festa", afirma a coordenadora do evento, Caroline Bertelli.
Leia também:
Prefeitura de Caxias do Sul nomeia 40 guardas civis municipais
Caxias deve nomear médicos de 20h semanais a partir de novembro
CIC realiza primeiro encontro com deputados eleitos por Caxias
Sala de Fotografia comemora 15 anos com exposição no Ordovás, em Caxias
Festival do Moscatel de Farroupilha renova aposta na versão garden
Tags:
Festa da Criança Caxias do Sul, Plácido de Castro atrações apresentações artísticas musicais teatro