O Brigitte, que também é empório e cafeteria, oferece lanches, almoços e produtos para celíacos
redacao@serraempauta.com
26.03.2024 - 11h41min
Foi com o diagnóstico da intolerância ao glúten, em 2019, que o chef de cozinha Gustavo Grisa percebeu a necessidade de desenvolver receitas que podem ser consumidas pelas pessoas com a mesma restrição alimentar. O chef uniu a sua formação em gastronomia com a condição de celíaco para abrir o seu próprio negócio ao lado de duas sócias, Juliana Stedile e Lilian Viezzer.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
Assim nasceu o Brigitte, o primeiro restaurante, empório e cafeteria totalmente livre de glúten e qualquer tipo de contaminação. O negócio comemora o seu primeiro ano neste mês, com expectativa de aumento de 20% nas vendas.
O espaço, localizado no Bairro Sanvitto, em Caxias do Sul, oferece três formas de alimentos livres de glúten: cafeteria, restaurante e empório. Na cafeteria são servidos lanches, como tortas, doces de vitrine, quiches, pizzas e sanduíches. O restaurante atende para almoço com opções empratadas de massas, molhos e acompanhamentos.
Já no empório é comercializada toda a linha de massas, molhos e pizzas próprias, além de pães e chocolates de marcas parceiras. Para atender a demanda, a equipe é formada por 10 pessoas e o atendimento ocorre de segunda a sábado, das 11h às 18h30min.
Entre as novidades do primeiro ano do Brigitte, estão o desenvolvimento de receitas sem adição de açúcar e sem proteína do leite, na ideia de confeitaria altamente inclusiva.
Expansão
Em breve os produtos do empório serão distribuídos na região das Hortênsias.
"Cerca de 98% do que fazemos na cafeteria e no restaurante também não contêm lactose. Além disso, estamos sempre colocando opções no café sem a proteína do leite da vaca. Sentimos essa necessidade logo na abertura, porque os pacientes de doença celíaca quase sempre têm a restrição com a lactose associada", destaca Gustavo.
O chef de cozinha explica ainda que, como o glúten é extremamente nocivo para as pessoas que desenvolvem a doença autoimune, não se pode ter contaminação cruzada, ou seja, a fabricação de outros produtos ou itens que contenham glúten no mesmo espaço.
"Temos cuidado com a troca diária de uniforme para evitar essa contaminação de algo que venha de fora. Também todo o recebimento de mercadorias é rigoroso para que não entre nada com glúten no espaço", explica.
Leia mais:
Samae conclui serviço e retoma abastecimento de água em 99 bairros de Caxias
Caxias do Sul Basquete perde para o Fortaleza por 67 x 88
Grupo de empreendedoras participa do projeto "Empodera Ela", em Caxias
Caxias do Sul decreta situação de emergência devido à dengue
Cesta básica de fevereiro tem aumento de 0,76% em Caxias do Sul
Tags:
Negócio Restaurante Brigitte livre glúten Caxias do Sul prevê aumento 20% vendas Caxias do Sul