Siga nossas redes sociais
Logotipo - Residências no Bairro Euzébio Beltrão de Queiroz receberão grafite neste sábado | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Residências no Bairro Euzébio Beltrão de Queiroz receberão grafite neste sábado | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Arte urbana

Residências no Bairro Euzébio Beltrão de Queiroz receberão grafite neste sábado

Rafael Lunardon (foto), Fernanda Rieta, Kelvin Koubik, Ana Scarceli, Róger Zortéa e Marcos Sikorski participam do projeto Casas da Quebrada

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Acervo pessoal/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A primeira etapa do projeto Casas da Quebrada, no Bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, em Caxias do Sul, ocorre neste sábado (20), das 9h às 16h. A ação contará com a participação de diversos artistas, como Fernanda Rieta, Kelvin Koubik, Ana Scarceli, Rafael Lunardon, Róger Zortéa e Marcos Sikorski, que pintarão residências na comunidade.

O Casas da Quebrada dará sequência à atuação do Projeto Mosaico na Quebrada – idealizado pelo rapper, doutor e mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social Chiquinho Divilas – que, com diversas intervenções no bairro nos últimos dois anos, tem dado mais cor e visibilidade à comunidade local.

"A sinergia de todas as esferas fortalece mais ainda nossas ações. A necessidade de projetos para quem mais precisa, atendendo as demandas que vem das quebradas, contribui também para reduzir as estatísticas da violência", destaca Chiquinho.

A arquiteta Jessica De Carli afirma que o principal objetivo das ações é contribuir para o aumento da qualidade de vida dos moradores.

"A arte urbana abre pautas necessárias nesse sentido porque utiliza a cidade como plataforma de interferência, democratizando o acesso à informação. A gente precisa consolidar o diálogo entre o morro e o asfalto, requalificar espaços da comunidade, tornando-os mais agradáveis e acolhedores, com atividades culturais", comenta a presidente do Instituto SAMbA, um dos realizadores do projeto.

A programação da etapa também contará com oficinas de graffiti com os grafiteiros Fernanda Rieta e Marcos Sikosrki e apresentação musical do rapper Chiquinho Divilas e convidados. O ponto de encontro será no Vielas Espaço Cultural, na Rua Vinte de Setembro, 3459.

Confira o cronograma completo

:: 9h – Início das atividades e café da manhã oferecido pelos Postos SIM.
:: 9h30min – Início das pinturas com artistas e tintas Renner
:: 10h às 11h30min – Oficina de graffiti
:: 11h – Apresentação Chiquinho Divilas e convidados
:: 12h – Almoço para voluntários oferecido pela Orquídea e comunidade
:: 14h às 15h30min – Oficina de graffiti
:: 16h – Encerramento das atividades

Ações já realizadas

A primeira ação no bairro foi realizada em 4 de dezembro de 2021, no Escadas da Quebrada, com a pintura das escadarias ao lado do Estádio Centenário. Em 2022, diversas iniciativas deram sequência ao processo de colorir cada vez mais o bairro Euzébio Beltrão de Queiroz. Em junho do mesmo ano, o Muros da Quebrada reuniu grafiteiros de todo o Brasil, que fizeram intervenções artísticas em múltiplos pontos das vias da comunidade. Em dezembro, o projeto entregou uma praça comunitária no bairro, nomeada pela comunidade como "Mirante do Beltrão".

Fernando Morais, presidente do Vielas Espaço Cultural – que foi inaugurado em 2022 em parceria com o projeto – afirma que o impacto das ações já é visível no bairro.

"O projeto chegou na comunidade com o objetivo não só de colorir, mas também de levar um pouco mais de dignidade para os moradores. O mais importante, além de transformar os espaços físicos, foi proporcionar informação e cultura às pessoas, provocando uma quebra nesse sistema hereditário de falta de conhecimento e de direitos, muitas vezes negados pela sociedade", destaca.

Leia mais:
Em reunião com vereadores, Hospital Pompéia manifesta intenção de fechamento da maternidade
União das Associações de Bairros de Caxias celebra 60 anos nesta sexta-feira
Fluência oferece oficina gratuita de criação de vestuário em Caxias
Fenavindima, em Flores, apresenta traje social das embaixatrizes
FSG promove festival de vivências esportivas neste sábado em Caxias

Tags:

Arte urbana residências Euzébio Beltrão de Queiroz Casas da Quebrada grafite Caxias do Sul artistas Rafael Lunardon (foto), Fernanda Rieta Kelvin Koubik Ana Scarceli Róger Zortéa Marcos Sikorski