Siga nossas redes sociais
Logotipo - Região do Cidade Nova apresenta demandas à Prefeitura de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Região do Cidade Nova apresenta demandas à Prefeitura de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Fala, Caxias!

Região do Cidade Nova apresenta demandas à Prefeitura de Caxias

Acessos, coleta de lixo, ampliação de escolas e pavimentação de ruas são as principais reivindicações dos moradores

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Andréia Copini/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O Fala, Caxias! + Cidade, + Participação recebeu nesta quinta-feira (23) as prioridades de moradores dos bairros Cidade Nova, Cidade Industrial, Reolon, Mariani, São Giácomo e loteamentos próximos. Acessos, coleta de lixo, ampliação de escolas e pavimentação de ruas estão entre as principais reivindicações. Cerca de 90 pessoas estiveram presentes no teatro da Estação Cultura (antiga praça CEU).

No rol de sugestões, reassentar famílias da Rua Cuiabá para permitir a pavimentação, iluminação pública nas duas entradas do bairro, instalação de uma câmera de segurança próximo à Iveco, castrações e construção de uma escola infantil.

Em uma das principais angústias da região, o Município é legalmente mais solidário do que executor: trata-se da Rota do Sol, sobretudo o trevo de acesso próximo à Fundação Marcopolo.

"Não podemos esperar mais mortes”, desabafou Márcio Filho, morador do bairro Cidade Industrial.

A boa notícia é que, com a concessão da rodovia pelo Estado, um dos compromissos da Concessionária da Serra Gaúcha (CSG), empresa que assumiu o trecho, é a duplicação de todo o chamado contorno norte de Caxias do Sul, situado entre o viaduto torto e o acesso à Flores da Cunha.

O Município participou ativamente das tratativas promovidas pelo Estado sobre a concessão e obteve a garantia da construção de uma rotatória no trevo da Marcopolo, além de um novo viaduto em Nossa Senhora da Saúde e outras melhorias nesse trecho que passará a ter duas faixas em cada sentido.

Coleta de lixo e depósitos clandestinos

Depósitos de lixo clandestino e o trabalho de coleta realizado pela Codeca pautaram muitas manifestações.

"Tem semanas que acontece a coleta de lixo, tem semanas que não acontece", reclamou Rafael Gustavo Maziero, do Morada Feliz.

Antônio de Souza, Cidade Nova, questionou a falta de recolhimento de lixo amontoado e de entulhos jogados nas ruas e defendeu maior fiscalização.

"Precisa multar esse pessoal", afirmou.

Ex-presidente da Codeca, Adiló Didomenico lembrou que a empresa já foi modelo no país, mas acabou sendo entregue em condições ruins à atual gestão.

"A Câmara de Vereadores aprovou um financiamento de R$ 30 milhões para a Codeca restaurar os equipamentos e, com isso, melhorar a qualidade do serviço prestado para vocês", afirmou o prefeito.

Miguel Martins, também do Cidade Nova, dividiu a responsabilidade com a população e sugeriu aos vereadores e Executivo uma campanha destinada a ensinar a separação correta de lixo.

"Fico indignado de morar num bairro bom e ter lixo na rua", lamentou.

O prefeito concordou:

"O povo de Caxias é exigente e tem que ser assim. Na população tem muita gente caprichosa, mas uma minoria que não condiz com o padrão de Caxias".

Outras demandas dos moradores

O presidente Diego Gois trouxe as prioridades do Loteamento Mariani: escola de educação infantil, extensão de rede elétrica, pavimentação de vias como Raquel Cagliari Grazziotin, Marcelino Teixeira, Antão de Oliveira, Carlos Fabris, Divo Soares da Rosa, Adelaide da Silva e Rua das Freiras, revitalização e cobertura da quadra de esportes da área de lazer.

Abrelino Dal Bosco, do grupo gestor da Estação Cultura, disse que a iluminação da Praça Estação Cultura, muito frequentada até as 22h, está fraca. Também solicitou câmeras de monitoramento e mais árvores. O local será contemplado pela nova iluminação pública de Caxias do Sul, que terá 50 mil pontos em led.

A diretora da Escola Erico Cavinatto, Eroni Lemos, acompanhada de pais e professores, solicitou a segunda etapa da reforma, que prevê coberturas do acesso, da quadra de esportes e da arquibancada. A primeira parte, já entregue, contemplou lavanderia, sanitários, cozinha e muro.

"Nossa escola tem 34 anos e não tem quadra coberta".

O diretor da escola Cidade Nova, fundada em 2018, também deseja a cobertura da quadra de esportes.

"No verão é um caldeirão e no inverno uma geladeira".

Ori Varela, do Reolon, reconheceu que administração tem feito muito pelo Reolon, e solicitou providências para evitar que a água que desce do Mariani continue a despejar entulhos sobre a Rua Rua Ângelo Scola. Também solicitou mais horários na Linha 56.

"No sábado, em Caxias, o pessoal trabalha, não para, mas os horários de ônibus são reduzidos."

José Carlos Amaral, do Cidade Nova, pediu mais iluminação, asfaltamento da Rua Gentil Antunes de Albuquerque, faixa de segurança na entrada do bairro e alertou para a conservação da passarela próxima ao shopping.

Leia mais:
Atleta de Caxias ganha ouro nos Jogos Parapan-Americanos no Chile
Zé Dambrós assina cooperação para sinal aberto da TV Câmara
Perdas pelo clima em 2023 ultrapassam R$ 30 milhões em Caxias
Programação de Natal promete encantar Caxias do Sul
Urbanismo encaminha cadastramento na Ocupação Mariani, em Caxias

Tags:

Fala, Caxias! região Cidade Nova apresenta demandas Prefeitura de Caxias