Siga nossas redes sociais
Logotipo - Reforçado modelo original de mercado público na Maesa, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Reforçado modelo original de mercado público na Maesa, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

UAB e AMaesa

Reforçado modelo original de mercado público na Maesa, em Caxias

Governo municipal pretende publicar edital de concessão até o final do ano

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Facebook UAB/Reprodução/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A União das Associações de Bairros (UAB) e a Associação Amigos da Maesa (AMaesa) promoveram nesta quinta-feira (3), na sede da entidade comunitária, uma reunião para discutir o modelo de ocupação do complexo histórico localizado no Bairro Exposição, em Caxias do Sul.

Na oportunidade, as entidades apresentaram para os secretários municipais Cristina Nora Calcagnoto e Matheus Neres da Rocha três encaminhamentos: a defesa da proposta original de instalação do mercado público, e a formalização de interesse dos movimentos sindicais em propor a elaboração de projeto e buscar de recursos para a construção do Museu do Trabalhador, ambos dentro do prédio da Maesa. Por último, reivindicaram a construção da Rua Coberta na Plácido de Castro, em frente à Maesa.

Os representantes da administração municipal apresentaram a nova proposta que trata da ocupação de forma parcial iniciando pelo mercado público, por meio de um modelo de concessão comum. Nessa modalidade não há investimento de recursos públicos. A instalação do espaço é uma reivindicação antiga da comunidade caxiense.

O governo municipal deve apresentar até o final de agosto as respostas da consulta pública. O projeto de concessão do mercado público deverá ser encaminhado à Câmara de Vereadores até outubro e a previsão que o edital seja publicado até o final do ano.

Segundo a secretária da Cultura, o secretário de Parceiras Estratégicas trabalha no estudo de viabilidade do novo projeto de concessão. Além de definir a área total, o estudo prevê que a obra de restauro do espaço caberá ao concessionário.

Cristina diz ainda que o governo municipal discute a transferência para a Maesa das secretarias da Agricultura e de Trânsito, Transportes e Mobilidade. As duas pastas ocupam o prédio da antiga Tecelagem Marisa e Baralhos Pinguim, na Rua Moreira César, no Bairro Pio X.

"Vamos priorizar secretarias que pagam aluguel. Agora estamos fazendo uma melhor avaliação de viabilidade de transferência", comentou a secretária e responsável pela gestão do Plano Geral de Ocupação do complexo histórico.

Em paralelo, a administração municipal estará atenta a captação de recursos para investimentos no prédio da Maesa.

O presidente da UAB, Valdir Walter, avaliou como positivo o cronograma apresentado no encontro. Segundo ele, o governo teve um desgaste desnecessário com o modelo de concessão patrocinada.

"A ocupação parcial e a concessão comum é o melhor caminho para entregar a Maesa para a comunidade", ressaltou Walter.

Leia mais:
Marisa Formolo lança livro na segunda-feira, em Caxias do Sul
UCS apresenta Centro de Autismo à Secretaria Estadual da Saúde
Caxias do Sul celebra 80 anos da Força Expedicionária Brasileira
Sindilojas Caxias realiza simpósio com palco nacional e local
Nova central de agendamento de consultas já opera em Caxias do Sul

Tags:

UAB AMaesa reforçado modelo original mercado público Maesa, edital Caxias do Sul