Documentário produzido pela jornalista Bianca Maria Sganderlla retrata a história de cinco coletivos da cidade
redacao@serraempauta.com
10.05.2023 - 16h47min
O documentário Recortes Culturais será apresentado no próximo sábado (13), às 17h, na Casa Paralela, em Caxias do Sul. A mostra terá tons de nostalgia, já que a data coincide com o fechamento do espaço físico das atividades da Paralela, que sediou ações culturais ao longo de 11 anos no Município.
A Paralela Ponto de Cultura é um dos cinco coletivos que têm sua história retratada pelo documentário. Também integram o documentário a Fluência Casa Hip Hop, a Escola Casa Arapoti/Flor de Ipê, a Feira Ecológica de Caxias do Sul e a Yoga Caxias.
O documentário é assinado pela jornalista e produtora cultural Bianca Maria Sganderlla, que decidiu dar visibilidade para as atividades e pessoas que estão nos bastidores de grupos que desenvolvem o trabalho social.
No roteiro do Recortes Culturais estão entrevistas com os artistas, protagonistas, educadores e participantes dos coletivos. A costura entre os diferentes projetos é feita de forma poética através de três pontos destacados por um dos entrevistados: "praticar uma ação altruísta", "não ter apego aos resultados desta ação" e "promover ações em prol de uma sociedade e meio ambiente mais saudáveis".
Para garantir uma linguagem mais moderna e transversal, Bianca convidou a realizadora audiovisual Sofia Ruwer Vidor para a captação de imagens e edição. As imagens foram captadas no período de 25 de junho a 20 de novembro de 2022. A pós-produção se estendeu até o início de abril de 2023.
A técnica de colagem imprimiu um estilo mais eletrônico e dinâmico na edição do documentário, enquanto as entrevistas realizadas por Bianca aprofundam os conteúdos. A captação e edição de som é do DJ e produtor Leonardo Henrique Spindula.
Leia mais:
Cooperativa de crédito distribui R$ 18,4 milhões em resultados
Cineasta Cao Guimarães participa de atividades na FSG, em Caxias
Vendas no Dia das Mães devem crescer 10%, projeta CDL de Bento
FAS coordena curso para adolescentes e jovens com deficiência em Caxias
Grupo de mulheres cobra atendimento 24 horas em delegacia especializada de Caxias
Tags:
Audiovisual documentário Recortes Culturais histórias coletivos apresentação Casa Paralela Caxias do Sul