Com o aporte de recursos de cerca de R$ 3 milhões, a ampliação e reforma do prédio entra na reta final
redacao@serraempauta.com
26.07.2023 - 13h55min
A ampliação e reforma do antigo prédio do INSS que está sendo preparado para ser a sede do Recanto da Compaixão Frei Salvador, em Caxias do Sul, recebeu um aporte de R$ 3 milhões e entra na reta final. A previsão de entrega do espaço está prevista para novembro em formato escalonado.
A liberação do valor aprovado pelo Conselho Estadual de Assistência Social e autorizado pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social (STAS) no dia 9 de maio possibilitou o reforço de equipes de trabalho e a injeção imediata de suporte financeiro necessário para a etapa de conclusão da obra. O recurso é resultado do projeto do Pró-Social apresentado pelo Recanto da Compaixão em fevereiro passado.
A perspectiva do projeto é oferecer moradia para 125 idosos em situação de vulnerabilidade. Com o aporte de recursos, foi possível garantir agilidade para cumprir o cronograma das obras. A entrega deverá ser totalmente concluída até os primeiros meses do ano que vem.
O Recanto da Compaixão Frei Salvador, é o maior projeto social filantrópico do Estado do Rio Grande do Sul e um dos maiores do Brasil, neste segmento. O projeto cria um espaço de longa permanência para idosos em estado de vulnerabilidade social.
No Recanto, os idosos poderão desenvolver atividades físicas e lúdicas, receber cuidados especiais, nutrição adequada e acompanhamento profissional em tempo integral. O lar desenvolverá o convívio e valorizará a individualidade de cada um.
O Recanto da Compaixão é o mais recente projeto da Associação Mão Amiga – entidade social reconhecida pelo relevante trabalho na área social do Município e que atua desde o ano de 2009 com múltiplos públicos em mais de 20 projetos, muitos deles em parceira com a Fundação de Assistência Social (FAS).
Estrutura
Com espaço físico de 3.320,95m², o Recanto da Compaixão contará com 33 suítes separadas por alas masculina e feminina, postos de enfermagem, cozinha industrial, refeitório, espaço para orações, terapia ocupacional, sala de estar, jogos, televisão, sala de visitas, espaço ao ar livre, áreas administrativas e de serviço, bem como consultórios, área de isolamento e espaço para fisioterapia, que trará conforto e qualidade de vida os moradores.
O novo lar de idosos já nasce inovador, sustentável e ecológico. Inova ao se constituir moradia estruturada com a experiência de outras ILPIs da região buscando na solução das "dores comuns" alternativas viáveis como a instalação de elevador para macas, corredores amplos, piso aquecido nos banheiros para evitar adoecimento dos usuários, espaço de convivência ecumênico, jardins e acesso para ambulância.
O espaço nasce sustentável com programas voltados à manutenção financeira do projeto como o apadrinhamento, refeição para a maturidade e lavanderia, bem como já inicia ecológico com geração de energia solar, reaproveitamento da água da chuva e o programa permanente Cartela do Bem que dá destino correto aos blisters dos medicamentos.
Leia mais:
Começa a venda de espaços da Festa da Uva em Caxias do Sul
Câmara de Caxias arquiva processo de cassação de Lucas Caregnato
Presidente da Câmara de Caxias recebe visita de ex-governador
Prefeitura de Caxias entrega quinto lote de veículos e máquinas
Artistas pintarão muro do cemitério público de Caxias do Sul
Tags:
Lar de idosos Recanto da Compaixão Caxias do Sul, inauguração novembro