Vereador do PDT manterá diversas agendas entre segunda e quinta-feira da semana que vem
redacao@serraempauta.com
10.03.2022 - 16h57min
O vereador Rafael Bueno (PDT), líder da bancada do PDT na Câmara de Caxias, estará em Brasília, de segunda (14) a quinta-feira (17), em busca de verbas para a saúde, a assistência social e a causa animal do Município. O presidente e o coordenador do Lar da Velhice São Francisco de Assis, Oidi Luiz Galeti e Valdir Costella, respectivamente, também estarão na capital federal, assim como a superintendente do Hospital Pompéia, Lara Sales Vieira, em agendas conjuntas com o vereador, incluindo reuniões com deputados federais e senadores gaúchos e em ministérios, como da Saúde e Cidadania.
"Nos últimos anos, já tivemos boas notícias com a liberação de milhões em recursos para os hospitais Geral e Virvi Ramos. Agora, estamos novamente empenhados em captar mais verbas, porque a área da saúde é prioritária também para o nosso mandato, e o Hospital Pompéia tem um atendimento importante voltado à população por meio do Sistema Único de Saúde", explicou o pedetista, que também preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente e a Frente Parlamentar em Defesa do Término das Obras de Ampliação do Hospital Geral do Legislativo caxiense.
Em relação ao Pompéia, a intenção da superintendência é buscar emendas para a aquisição de equipamentos e materiais permanentes. No momento, as maiores necessidades são substituir e agregar novos equipamentos em setores estratégicos, como centro cirúrgico, setor de emergência e de imagem (radiologia/ecografia), entre outros encaminhamentos, como a aquisição de monitores e respiradores para as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Bueno também vai solicitar o aumento de recursos para o procedimentos de Média e Alta Complexidade (MAC), que são valores repassados pelo Ministério da Saúde aos municípios, e que estariam defasados. Em razão disso, por mês, Caxias do Sul estaria deixando de receber dezenas de milhares de reais do Governo Federal.
Outra situação que preocupa o parlamentar é a falta de médicos na cidade, por isso irá cobrar que Caxias seja incluída ao Programa Médicos pelo Brasil, no qual a cidade ainda não foi contemplada, a partir da cedência de, pelo menos, 11 médicos. Esses profissionais, entende Bueno, poderiam ser muito bem aproveitados no programa Estratégias Saúde da Família (ESF). O credenciamento da UPA Central, que ainda não está oficializado, também está na agenda do vereador na capital federal.
Nesta quinta-feira (10), Bueno se reuniu com a secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, quando conversou sobre as demandas da área e comentou sobre a ida para Brasília.
Causa animal
Durante a permanência em Brasília, Bueno também se reunirá com o coordenador-geral de Proteção e Defesa Animal, órgão do Ministério do Meio Ambiente, Bernardo Broetto, para levar demandas relacionadas à causa e projetos que Caxias possa ser contemplada.
Idosos
Sobre o Lar da Velhice, o vereador vai intermediar a busca de verbas para uma reforma na casa asilar, que tem sido a principal demanda da instituição nos últimos anos, além de solicitar equipamentos (como carro adaptado, poltronas e máquina de lavar) para melhorar a qualidade de vida dos idosos.
O parlamentar ainda voltará a tentar recursos para ajudar na construção do Recanto da Compaixão Frei Salvador, administrado pela Associação Mão Amiga e que abrigaraÌ um centro de acolhimento para 125 idosos em situação de vulnerabilidade social.
Leia também:
Mostra Flores inicia neste sábado com entrada e estacionamento gratuitos
Hospital Virvi Ramos comemora 65 anos com homenagem na Câmara de Caxias
Prédio da Subprefeitura de Nova Pádua será restaurado
Restauro do Campanário da Igreja de Lourdes, de Flores, terá investimento de R$ 1,8 milhão
Programa Caxias Navegar retorna com atividades e abre inscrições
Tags:
Geral Rafael Bueno Brasília verbas saúde assistência causa animal Caxias do Sul