Siga nossas redes sociais
Logotipo - Rafael Bueno questiona intenção do governo em reformar o prédio da Maesa | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Rafael Bueno questiona intenção do governo em reformar o prédio da Maesa | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Legislativo

Rafael Bueno questiona intenção do governo em reformar o prédio da Maesa

Vereador pede a presença de secretário de Gestão e Finanças, Maurício Batista, para prestar esclarecimentos

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Gabriel Lain/Câmara Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O vereador Rafael Bueno (PDT), presidente da Frente Parlamentar "A Maesa é Nossa", questionou na sessão desta terça-feira (8) da Câmara de Caxias a intenção do governo municipal em realizar obras de recuperação dos prédios históricos da Maesa. O parlamentar se referiu à manifestação do secretário de Gestão e Finanças, Maurício Batista, ao site pioneiro.com e ao jornal Pioneiro. A opção do Município seria buscar financiamento na faixa de R$ 60 milhões a R$ 100 milhões.

Leia mais:
UAB pede reunião para debater plano da administração sobre a Maesa

Bueno sugeriu à presidente da Casa, vereadora Denise Pessôa (PT) que convoque, pela Mesa Diretora, o secretário para dar explicações aos vereadores.

"Esperava que a Comissão Especial que o Município formou, a qual integro pela Câmara, além de outras entidades ajudasse a comunidade a ser ouvida para a tomada de decisões, mas isso não está ocorrendo. Nada pode ser decidido em portas fechadas", destacou Bueno.

Bueno criticou a possibilidade de o Município investir na recuperação do prédio histórico e depois de firmar uma parceria público-privadas (PPP).

"Como assim, empresários visitando a Maesa? Esse valor altíssimo para reformar e entregar? Isso é um desrespeito às pessoas e lideranças que foram fundamentais para manter na cidade. Nós, vereadores, temos o dever de estar mais atentos ainda a partir de agora, porque qualquer autorização terá de ter o crivo do Legislativo e da comunidade. A Maesa é nossa e não de meia dúzia de investidores. De bandeja, não mesmo!", cobrou.

O pedetista lembrou que em junho de 2021 foram empossados novos integrantes da Comissão Especial de Acompanhamento do Projeto de Uso e Gestão do Complexo Cultural e Turístico Maesa, mas que eles não têm participado das discussões. Vinte e sete pessoas integram o grupo, representando os poderes Executivo (10 integrantes), Legislativo (2) e entidades da sociedade civil (15). O trabalho visaria monitorar os avanços das decisões que envolvem a ocupação do espaço hoje pertencente ao município. 

"Pelo visto está acontecendo o que eu previa, decisões estão ocorrendo a portas fechadas. Nesse caso, abertas, já que investidores estão indo ao complexo, palavras do próprio secretário."

A vice-líder do governo na Câmara, vereadora Marisol Santos (PSDB) disse que não há a necessidade de convocação do secretário e que ele estaria disponível para prestar esclarecimentos sobre a recuperação da Maesa. Ressaltou ainda que a administração municipal não tomou nenhuma decisão sobre o assunto.

"Existe uma possibilidade, não existe nenhuma decisão, a Maesa é muito grande, o investimento lá é muito alto, tem que se avaliar, o Município tem essa responsabilidade (...) O custo de restauro, quando a gente fala, o mínimo que seja e a gente está falando de telhado, de não sei o quê, o mínimo nós sabemos que é extremamente alto. (...) Então algum investimento terá que ser feito", comentou a vereadora.

Leia também:
ARTIGO: É preciso modernizar a Casa
Venda de uvas nas praças de Caxias começa nesta quinta-feira
Dambrós cobra projeto de reforma do quartel dos bombeiros da Zona Norte
Fenavinho abre inscrições para escolha da corte
Prefeito de Farroupilha anuncia a revisão do Plano Diretor em 2022

Tags:

Legislativo Rafael Bueno Maesa empréstimo reforma Caxias do Sul