Na pauta, projetos do Governo Federal para beneficiar pessoas em situação de rua e idosos
redacao@serraempauta.com
23.08.2023 - 17h37min
O vereador Rafael Bueno (PDT) encaminhou demandas para a área da assistência social em reuniões mantidas em Brasília nesta quarta-feira (23), onde permanecerá até quinta-feira (25) intermediando outras necessidades para Caxias do Sul.
Com o diretor de Promoção dos Direitos da População em Situação de Rua, órgão do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Leo Pinho, o vereador buscou informações sobre projetos que visam minimizar o problema dessas pessoas em vulnerabilidade.
Em Caxias, cerca de 800 homens e mulheres estão vivendo sem teto. Bueno tem manifestado preocupação com essa questão, porque essa população na cidade tem aumentado gradativamente, segundo o parlamentar, sem que o poder público ou organizações não-governamentais (ONGs) consigam suprir essa demanda.
O pedetista se comprometeu a organizar uma reunião com a direção da Fundação de Assistência Social (FAS) para que seja elaborado um projeto para a Operação Inverno, de forma permanente, a partir do ano que vem, com recursos provenientes do Governo Federal e executado nas maiores cidades. Outra questão tratada diz respeito ao projeto Moradia Primeiro, recém lançado pelo Governo Federal. Essa ação busca que a pessoa em vulnerabilidade supere a situação de rua, tenha acesso a uma moradia permanente e consiga melhoria da qualidade de vida.
"O projeto da moradia é como um auxílio-aluguel, que seria em torno de R$ 1,3 mil, em parceria com uma organização social ou direto com Município. Isso poderia, por exemplo, ser individual ou coletivo, como um prédio, onde possa haver algum tipo de capacitação para as pessoas terem mão-de-obra. Toda pessoa que mora na rua tem direito à vida com saúde, trabalho, educação, segurança, moradia, assistência e lazer", destacou o parlamentar.
Também no Ministério dos Direitos Humanos, Bueno, acompanhado pela deputada federal Denise Pessôa (PT) e pelo coordenador do Lar da Velhice São Francisco de Assis, Valdir Costela, conversou com o secretário nacional dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva. Os projetos realizados em Caxias, como a ampliação do Lar da Velhice (10 vagas) e a construção do Recanto da Compaixão Frei Salvador, que abrigará 125 idosos em vulnerabilidade social ainda neste ano, foram apresentados ao secretário, que se comprometeu em vir a Caxias assim que possível para conhecer de perto as iniciativas e a situação dos idosos. Silva também recebeu o convite para a inauguração da ampliação do Lar da Velhice, que será no dia 2 de outubro.
Bueno também comentou com o secretário que Caxias está desenvolvendo um projeto sobre a Guarda Subsidiada para idosos, único no Brasil. E buscou informações sobre um projeto do Ministério de Direitos Humanos e do Governo Federal para a capacitação de pessoas para tratarem dos idosos em um centro especializado.
"A deputada Denise será nossa parceira nesse projeto de capacitação, visando a trazer a Caxias do Sul essa proposta de um centro especializado para que se estimule os direitos desses idosos no núcleo familiar", disse Bueno.
Universidade federal – O vereador pedetista ainda conversou com Denise sobre o debate que voltou à tona sobre uma universidade pública para Caxias. Os dois ainda comentaram sobre o cenário político para 2024.
Leia mais:
Clube Esportivo, de Bento, será presidido por Douglas Tedesco
Unimed Nordeste-RS aprova criação de holding
Urca Sorvetes, de Caxias, completa 70 anos e prevê̂ crescimento
Animais retornam à natureza após tratamento no Zoo da UCS, em Caxias
Câmara de Caxias do Sul garante reserva de canais para tv e rádio
Tags:
Agenda em Brasília Rafael Bueno encaminha demandas assistência social Caxias de Sul