Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Rafael Bueno critica condução do governo Adiló na instalação do Parque de Proteção Animal | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Rafael Bueno critica condução do governo Adiló na instalação do Parque de Proteção Animal | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Legislativo

Rafael Bueno critica condução do governo Adiló na instalação do Parque de Proteção Animal

Vereador do PDT sugere que administração municipal apresente projeto para moradores de Loreto e São Virgílio

Colunista - André Tajes

André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com
05.10.2021 - 19h48min

Daniel Corrêa/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O vereador Rafael Bueno (PDT) utilizou o espaço do grande expediente para criticar o governo Adiló Didomenico (PSDB), na condução da instalação do Parque Municipal de Proteção Animal, na comunidade de São Virgílio, na 2ª Légua, interior de Caxias do Sul.

banner-cetec-serraempauta.png

Leia também:
Comunidades de Loreto e São Virgílio protestam contra a construção do Parque de Proteção Animal de Caxias
Prefeitura deve construir Parque de Proteção Animal em Loreto, interior de Caxias

Na sessão da Câmara de Caxias desta terça-feira (5), o pedetista contou que visitou com o vereador Adriano Bressan (PTB), nesta segunda (4), a área pretendida pelo Município. Na oportunidade, conversaram com os ex-vereadores Ari Dallegrave (MDB) e Raimundo Bampi (PSB), moradores da região, e contrários a construção do Parque em São Virgílio. Ele afirmou que o motivo para a revolta das comunidades de Loreto e São Virgílio é a falta de diálogo da administração no início da discussão do projeto. Também criticou o método adotado pelo governo municipal que apresentou inicialmente o projeto do Parque de Proteção Animal para um grupo de apenas seis vereadores.

"Está faltando diálogo e muito diálogo está faltando. (...) A comunidade está revoltada porque não teve diálogo lá no início", comentou Bueno, que defende a iniciativa do Executivo.

O líder do governo Adiló Didomenico (PSDB), vereador Olmir Cadore (PSDB), concordou com a crítica à condução do projeto.

"Eu compartilho com o senhor, vereador (Rafael Bueno), falta uma maior divulgação, uma melhor discussão, e isso o Executivo está proposto", disse Cadore.

Já a líder da bancada do PSDB, Tatiane Frizzo, informou que a secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos (PTB), convidou a comunidade para conhecer o projeto. Ela negou a falta de diálogo com a comunidade.

"Mas reitero, esta gestão tem muito diálogo. E a Grégora colocou à disposição, a qualquer momento, fazer uma nova reunião e tentar chamar mais moradores", disse Tatiane.

Bueno sugeriu que o Executivo deve debater o assunto na comunidade para reunir o maior número de moradores.

"A Prefeitura não tem que chamar eles. Quem é o interessado em fazer é a Prefeitura. A Prefeitura tem que fazer lá na base deles. A gente tem que sair das nossas cadeiras, do ar-condicionado, e ir onde tem o problema", comentou o pedetista.

O vereador José Dambrós (PSB), comparou a administração Adiló com o governo do ex-prefeito Daniel Guerra (sem partido). Ele cobrou transparência sobre quais são as outras áreas que poderiam também receber a instalação do Parque de Proteção Animal.

"Agora não posso concordar que sejamos, que a gente verifique igual ao governo Guerra, enfiar goela abaixo. Eu estive na missa lá, eu presenciei, então eu quero dizer para os senhores o seguinte: quando falta diálogo, as coisas começam tortas e vão tortas", disse o socialista.

Sem definição

Na semana passada, a reportagem do Serra em Pauta conversou com Adiló sobre o assunto. Ele afirmou que a administração não tem nenhuma decisão tomada. O chefe do Executivo municipal disse que o governo analisa a instalação do Parque de Proteção Animal em outras áreas, uma delas próxima ao Aterro Rincão das Flores. Ele comentou ainda que o momento é oportuno para a população caxiense discutir de que forma os animais devem ser tratados.

"Não é um local de depósito e nem aqueles tradicionais canis. É um Parque dentro de uma área bastante grande. Aquelas pessoas que estão postando cards nas redes sociais vão se entender com as pessoas que tem amor pelos animais. Mas não tem nenhuma decisão tomada. O pessoal está se precipitando e criando um tumulto. A gente tem outras áreas também em estudo. Um delas é próxima ao aterro, mas o problema é com a logística, com a distância", comentou Adiló.

Leia mais:
Câmara de Caxias aprova moção de contrariedade ao modelo de outorga para pedágios
CIC Caxias oficializa a candidatura de Celestino Oscar Loro à presidência
Comunidades de Loreto e São Virgílio protestam contra a construção do Parque de Proteção Animal de Caxias
UBS São Ciro, em Caxias retoma atendimentos de consultas e exames
Universidades comunitárias pedem apoio na implementação de financiamento estudantil

Tags:

Legislativo Câmara de Vereadores de Caxias Parque de Proteção Animal Loreto São Virgílio Caxias do Sul