Siga nossas redes sociais
Logotipo - \'Quero aproximar mais a democracia representativa da participativa\' diz novo presidente da Câmara de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - \'Quero aproximar mais a democracia representativa da participativa\' diz novo presidente da Câmara de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Posse na Câmara

'Quero aproximar mais a democracia representativa da participativa' diz novo presidente da Câmara de Caxias

Zé Dambrós tomou posse na tarde desta segunda-feira no plenário da Câmara de Vereadores

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Tales Armiliato/Câmara de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul realizou na tarde desta segunda-feira (2), o ato de posse da Mesa Diretora para 2023. A cerimônia ocorreu no plenário do Legislativo. Junto com o presidente Zé Dambrós (PSB), farão parte da Mesa os vereadores Olmir Cadore/PSDB (vice-presidente), Renato Oliveira/PCdoB (2º vice-presidente), Adriano Bressan/PTB (secretário) e Marisol Santos/PSDB (2ª secretária).

"Em meu mandato, com a colaboração de meus nobres pares, quero aproximar ainda mais a democracia representativa da democracia participativa".

Leia também:
Zé Dambrós será o presidente da Câmara de Caxias do Sul em 2023

O novo presidente disse em seu pronunciamento que a política é a arte da mediação, da governança e do bem comum.

"Política que só ganha sentido quando feita com coragem e esperança".

Natural de São José do Ouro, Dambrós lembrou que chegou em Caxias em 1980, quando tinha 15 anos, e se emocionou ao dizer que seu primeiro emprego foi como doméstico. Também ressaltou que pretende repetir as características dos mandatos dos presidentes Velocino Uez (PTB) de paciência, simplicidade e capacidade de ceder e de Denise Pessôa (PT), que mostrou que a verdadeira independência de um poder só é conquistada com harmonia, diálogo e serenidade.

O novo presidente comentou ainda sobre a batalha das narrativas dos últimos anos, que, segundo ele, as versões estão quase sempre acima dos fatos.

"A mentira, o ódio, o insulto, encontraram nas redes sociais o local ideal para a sua propagação. O ambiente político foi degradado ao limite, e com ele os valores Republicanos. O desrespeito à lei e à Justiça ganharam cores de militância. A intolerância galopou solta arrebanhando mentes e corações de todos os lados. Amizades foram desfeitas e até famílias foram destruídas. Precisamos retornar à normalidade do convívio social. A ponderação deve retornar ao seu espaço central. Precisamos de todos nós devidamente vacinados da mais frágil e nobre das vacinas, a Democracia".

Dambrós se comprometeu com o apoio à Escola do Legislativo e aos programas de visitação da comunidade, além de investimentos para melhorias predial e administrativas, e vai trabalhar pela liberação do sinal aberto da TV Câmara Caxias.

Participaram da sessão, a presidente da Câmara do ano passado, vereadora Denise Pessôa (PT), o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) e o ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT).

Quebra de protocolo

Ao citar a esposa Vanessa, e os dois filhos, Guilherme e Anelise, Dambrós pediu permissão para quebrar o protocolo. Ele entregou flores a Vanessa, com quem amanhã completa 25 anos de casado.

Leia mais:
Fiema Brasil, de Bento, é mapeada como evento de inovação da Serra
OPINIÃO: Na Virada, governo vai, governo vem
Lula sobe a rampa do Planalto e recebe faixa de presidente da República
Eduardo Leite recebe cargo de governador de Ranolfo Vieira Júnior no Piratini
Combate à fome e respeito à democracia são prioridades, diz Lula

Tags:

Câmara de Caxias posse Mesa Diretora 2023 Zé Dambrós Caxias do Sul