Vice-governador Ranolfo Vieira Júnior confirmou retorno do funcionamento para o prefeito Adiló Didomenico
redacao@serraempauta.com
11.11.2021 - 09h52min
A demanda dos moradores da Zona Norte de Caxias do Sul pela reabertura do quartel do Corpo de Bombeiros deve ser atendida no final do primeiro semestre do próximo ano. A garantia foi dada pelo vice-governador Ranolfo Vieira Júnior em audiência nesta quarta-feira (10). Ele já havia sinalizado o retorno do funcionamento no início de outubro durante a Mercopar, em Caxias.
O vice-governador assegurou que o Estado participará com os equipamentos, veículos e o efetivo, que terá como base a próxima formatura de soldados do Corpo de Bombeiros, programada para abril. Caberá ao Município e demais lideranças buscar os recursos para a reforma do prédio, com valor estimado em R$ 1,5 milhão. Os recursos para a reforma deverão ter origem no Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do RS (PISEG), permitindo que empresas privadas realizem as obras e abatam o valor investido no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pago ao Estado.
Leia mais:
Câmara de Caxias pedirá apoio ao vice-governador para reabertura do quartel de bombeiros da Zona Norte
Vereadores realizam mutirão de limpeza no quartel dos bombeiros da Zona Norte
Frente Parlamentar promove mutirão de limpeza no Quartel de Bombeiros da Zona Norte, em Caxias
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), disse que ainda não tem um cronograma definido, mas é fundamental a posição política do vice-governador que assumiu compromissos em nome do Estado.O prefeito ainda destacou a sensibilidade do vice-governador que reconheceu a localização estratégica da unidade, na RS-453, que deve atender população de quase 100 mil pessoas. Adiló lembrou que parte considerável das residências foram erguidas irregularmente e muito próximas, o que facilita a propagação de incêndios, e também citou a facilidade de deslocamento dos bombeiros para atendimento de acidentes nas rodovias da região.
O vereador José Dambrós, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Reforma e Reabertura do Quartel de Bombeiros da Zona Norte, comemorou o anúncio do vice-governador.
"Saio feliz por ver que um importante passo foi dado hoje (quarta, dia 10). As forças políticas estão unidas, o Governo do Estado sabe da necessidade do Quartel de Bombeiros da Zona Norte estar em funcionamento. Na última semana mesmo um novo incêndio no bairro Vila Ipê destruiu mais três residências, e os bombeiros tiveram que sair do Centro para chegar até o local. Não vamos desistir enquanto não for concluída a reativação", destacou o socialista.
Também participaram da reunião, os deputados estaduais Carlos Búrigo (MDB) e Neri, O Carteiro (Solidariedade), a vereadora Marisol Santos e o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto da Rosa Silva.
Inaugurado em junho de 2011, o prédio está localizado na RS-453, no Bairro Pôr do Sol. Na época recebeu investimento de R$ 550 mil, oriundo do orçamento do Município e do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros. A unidade foi desativada em março de 2016 pelo comando do Corpo de Bombeiros Militar com a justificativa de falta de efetivo.
Leia também:
Cerimônia marca início das obras do lar de idosos Recanto Frei Salvador
Maurício Marcon vai se filiar ao Podemos
Documentário comemora os 20 anos da TV Câmara Caxias
Festa da Uva, de Caxias, abre inscrições no início de dezembro para o concurso de exposição de uvas
CIC Caxias apresenta projeto de Museu Aberto do Desenvolvimento Econômico
Tags:
Cidade Estado Ranolfo Vieira Júnior reabertura quartel bombeiros Zona Norte julho 2022 Caxias do Sul