Empresas interessadas têm até 16 de maio para apresentar as propostas
redacao@serraempauta.com
18.04.2022 - 14h33min
O edital do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a Maesa foi publicado na última quinta-feira (14). O objeto é a elaboração de estudos técnicos, de engenharia, arquitetura, modelagem econômico financeira, jurídica e estudos ambientais, visando a reforma, restauro, manutenção, conservação e operação do prédio histórico. As empresas interessadas têm 30 dias para apresentação das propostas, o prazo termina dia 16 de maio.
Leia mais:
Prefeitura de Caxias recebe oficialmente as chaves do prédio da Maesa, em Caxias
Prefeitura de Caxias vai realizar reunião pública sobre a Maesa
Câmara de Caxias debate meios para ocupação e gestão da Maesa
De acordo com o secretário de Parcerias Estratégicas, Maurício Batista, o objetivo do PMI é coletar estudos segundo uma visão de mercado, alinhado ao trabalho já realizado desde a doação da Maesa até aqui.
"A partir daí, teremos os elementos necessários para avaliar qual o melhor modelo de operação e de ocupação, tendo como premissa sempre o interesse público, a viabilidade/sustentabilidade econômico-financeira, e também o interesse privado", explicou.
Batista acrescentou que este PMI abrange cinco áreas distintas: diagnóstico e estudo de demanda, que visa identificar quais são as atividades, vocações ou oportunidades em Caxias e região, e o quanto isso está aderente ao Plano de Ocupação; projetos de engenharia e arquitetura, restauro e restauração, reforma, ampliação; operação, tendo em vista as formas que se pretende fazer a ocupação do local e circulação interna; modelagem econômico-financeira a partir do conhecimento de qual é o investimento, qual a fonte de receita, e indícios do modelo de negócios, se é uma PPP ou uma concessão simples; e a modelagem jurídica, contratos, minutas de edital, matrizes de risco e alterações legislativas.
Após concluídas essas cinco partes, o PMI é consolidado em um documento. O prazo de conclusão de todo trabalho é de 180 dias.
"Ao longo deste período serão feitas entregas parciais com apresentação à comunidade, Comissão da Maesa, Frente Parlamentar, dando ampla publicidade ao material", complementou o secretário.
A administração municipal vai constituir um grupo de trabalho com representantes de diversas secretarias para o acompanhamento do assunto. Depois do estudo concluído, ocorre um processo de divulgação e discussão, com consulta pública e audiência pública. Após, há o encaminhamento ao Tribunal de Contas do Estado e o envio de lei autorizativa para a Câmara de Vereadores.
Leia também:
Beto Albuquerque palestra sobre educação em Caxias
Assinada primeira etapa da revitalização do Largo Carlos Fetter, em Farroupilha
Festival traz shows de Fernando e Sorocaba, MC Kekel e Baitaca em Bento Gonçalves
Via Sacra reúne 350 fiéis nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias
Vereadora de Caxias tem pneumonia controlada e já se comunica por sinais, diz boletim médico
Tags:
Executivo Prefeitura de Caxias Procedimento de Manifestação de Interesse edital estudo reforma manutenção operação Maesa Caxias do Sul