Siga nossas redes sociais
Logotipo - PT irá à Justiça contra mensagens falsas publicadas nas redes sociais  | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - PT irá à Justiça contra mensagens falsas publicadas nas redes sociais  | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Eleições 2020

PT irá à Justiça contra mensagens falsas publicadas nas redes sociais

O motivo da decisão é o aumento de publicações de calúnia, injúria e difamação contra o candidato a prefeito, Pepe Vargas

Colunista - André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com

Foto Principal - Notícia

O PT de Caxias do Sul decidiu combater a disseminação de fake news contra a chapa majoritária formada pelo candidato a prefeito, Pepe Vargas, e o candidato a vice, Cláudio Libardi, além de ataques aos candidatos a vereadores e ao partido durante o período do processo eleitoral. Pepe conduziu as manifestações dos advogados do partido e a entrevista coletiva on-line realizada no início da tarde desta sexta-feira (18). O motivo da decisão é o aumento de publicações de calúnia, injúria e difamação nas redes sociais contra Pepe.

O advogado e pré-candidato a vice-prefeito, Cláudio Libardi (PCdoB), ressaltou que o objetivo não é ameaçar as pessoas, mas trazer o espírito da democracia para que a eleição ocorra dentro da normalidade.

- A gente não pode se calar para a mentira.

Pepe completou:

- Não queremos ameaçar ninguém. A pessoa que quiser fazer crítica política ao projeto que representamos nós respeitamos. Estamos falando de pessoas que transbordam esse limite. Não vou admitir que digam: desviou, roubou.

Para o advogado do partido, Alceu Cardoso, a notícia falsa é um desserviço para a sociedade e tem poluído as redes sociais. Já o advogado Leonardo Manieri, contou que Pepe decidiu ajuizar três ações de queixas-crimes e estão avaliando a possibilidade de representar ações de danos morais. Manieri ressaltou que a medida de combate as fake news deveriam ser adotadas por todos os partidos para não rebaixar o discurso político.

- As divergências devem ocorrer, as diferenças existem, mas não pode colocar as divergências e diferenças de forma criminosa – alertou.

Robôs no Twitter

Um grupo de apoiadores que trabalham na área de tecnologia da informação está realizando o monitoramento das redes sociais e identificou na quarta-feira (16), o uso de perfis no Twitter fazendo ataques políticos com “indícios de atividades de robôs”, disse Pepe. A ação será reportada ao Twitter e o grupo de advogados do PT analisa outras medidas a serem tomadas.

- Quem está por trás desse tipo de atuação? É muito grave essa atividade de robô tentando interferir no processo eleitoral. São dezenas, dezenas e dezenas de mensagens idênticas – informou o candidato a prefeito.

Foto: Reprodução/Divulgação.

Tags: