Siga nossas redes sociais
Logotipo - PT avalia 90 primeiros dias do governo do prefeito de Caxias Adiló Didomenico como frágil | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - PT avalia 90 primeiros dias do governo do prefeito de Caxias Adiló Didomenico como frágil | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Partido

PT avalia 90 primeiros dias do governo do prefeito de Caxias Adiló Didomenico como frágil

Vereadores do PSDB e PTB rechaçaram as críticas durante a sessão da Câmara desta quinta-feira

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Reprodução/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O Partido dos Trabalhadores classificou os 90 primeiros dias do governo do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), como frágil. A manifestação foi divulgada nesta quarta-feira (31), e é baseada na avaliação de 45 itens da administração municipal que constam no plano de governo da campanha eleitoral de 2020. Os vereadores Denise Pessôa, Estela Balardin e Lucas Caregnato gravaram um vídeo apontando as principais críticas à administração tucana.

Segundo o PT, diversos fatos comprovam o descumprimento do documento eleitoral. Entre os dados levantados estão a omissão e passividade de Adiló em participar de consórcio para compra direta de vacinas, a indicação de tratamento precoce com ivermectina, medicação descartada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para tratamento de pacientes com covid-19, a falta de um auxílio emergencial municipal e falta de equipamentos de segurança individual para professores e trabalhadores da área da educação, entre outros.

A presidente municipal do PT, Joceli Veadrigo, lamenta a atuação do governo de Adiló no primeiro trimestre do ano.

"A falta de políticas públicas, que constroem soluções para saúde, educação, transporte, assistência social, desenvolvimento econômico, especialmente nesse momento de enfrentamento da pandemia demonstram a fragilidade desse governo", afirmou.

O documento destaca, ainda, que o prefeito autorizou o aumento de tarifas dos ônibus no início do ano, enquanto a promessa de governo era de que a tarifa chegasse a R$ 3,50. Na economia, a Executiva petista avalia o governo Adiló como omisso no apoio aos micro e pequenos empresários, que dia após dia fecham seus empreendimentos, o que agrava ainda mais a crise instalada.

Contraponto

Na sessão desta quinta (1º), da Câmara Municipal, os vereadores da base do governo Adiló, formada pelo PSDB e PTB, questionaram a avaliação petista. Na opinião dos parlamentares, a análise foi feita de forma superficial, tendo em vista as inúmeras ações que o governo já deu início nesses 90 dias de mandato.

Para o líder do governo na Câmara, vereador Olmir Cadore (PSDB), o prefeito tem uma posição coerente, que defende a abertura do comércio, mas respeita a determinação dos decretos estaduais.

A líder de bancada do PSDB, Tatiane Frizzo, reafirmou que Adiló e a vice, Paula Ioris estão comprometidos, e de forma responsável estão buscando alternativas para reduzir a passagem de ônibus.

O vice-líder do governo, Adriano Bressan (PTB), rejeitou a falta de ações da administração municipal e comentou sobre as obras que estão em andamento no interior.

Marisol Santos disse que a avaliação petista é superficial, rasa e com forte viés político.

"A fiscalização das ações do Executivo é uma das funções dos vereadores, mas entendo que ela precisa ser feita de forma coerente, construtiva e com responsabilidade", comentou.

A base ainda rechaçou a suposta omissão para a compra de vacinas e lembrou que o governo municipal integra um consórcio regional para essa finalidade. Também listou como destaques do governo Adiló a nova edição dos Refis, a implementação da lei de liberdade econômica, a desburocratização de processos administrativos e o andamento das PPPs da Maesa, Parque da Festa da Uva e iluminação pública.

Leia também:
Locais de vacinação de Caxias terão pontos de coleta de alimentos
Câmara de Caxias autoriza criação do Refis 2021
Justiça de Caxias fixa prazo de 20 dias para escritório do caso Magnabosco depositar em juízo valor recebido
Grupo de vereadores de Caxias apoia tratamento precoce contra a covid-19

Tags:

Partido PT avaliação 90 dias Adiló Didomenico Caxias do Sul